Dona de um dos 5 maiores estúdios de beleza da cidade, Goret Portinelly diz que pretende terminar os estudos em medicina, mas que não abrirá mão da empresa de sucesso que construiu ainda jovem
Com recém completados 26 anos, Goret Portinelly já é destaque no cenário da estética e beleza feminina em Porto Nacional, Tocantins. Como qualquer história de sucesso, sua vida teve diversas reviravoltas até se consolidar como empresária, um caminho por vezes tortuoso, porém recompensador quando a protagonista não desiste frente às dificuldades de empreender no Brasil.
Mãe das pequenas Maria Paula, de cinco aninhos, e de Maria Luisa, de apenas 3, a jovem empresária conduz com a mente e o coração o Studio Goret Portinelly, que tem em seu portfólio de serviços, maquiagem, design de sobrancelhas, microblading, tratamento capilar, penteados e a produção completa de noivas, madrinhas e formandas.
Associada à Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, a empresária refez os passos de sua trajetória para compartilhar suas experiências e inspirar outras mulheres a lutar em busca de sua realização pessoal, profissional, além da liberdade financeira.
Resiliência até chegar lá
Goret relembra que desde os 8 anos de idade, já empreendia com a venda de materiais escolares para as amiguinhas. “Eram canetas de cheirinho que levava para vender na escola. Depois que furtaram o meu estoque de canetinhas, fiquei frustrada e parei”, conta entre risos.
Aos 16 anos, Goret iniciou um novo negócio com vestuário. “Depois que terminei o Ensino Médio, fui para a Bolívia estudar medicina. Lá eu fiz o primeiro período enquanto a minha mãe ficou cuidando da lojinha em casa. Quando eu voltei, não havia máquina de cartão e as mercadorias eram todas vendidas na nota. Mais uma vez isso me desestimulou”, acrescentou Goret que havia desistido, pela segunda vez, de empreender em sua vida.
Gravidez e uma nova visão da carreira
A chegada da maternidade inspirou Goret a buscar uma mudança na carreira. “Quando eu engravidei, pensei que tinha que fazer algo. Foi uma gestação de risco. Ao final de 2016, perto de ganhar a bebê, decidi fazer um curso de maquiagem. Ao saber que a instrutora era formada em engenharia civil, me surpreendi, pois ela revelou que ganhava muito mais dinheiro com maquiagem, uma área que eu também sempre gostei”.
Goret viajava de Porto Nacional para ir até à sede da escola, que ficava em Palmas, Capital do Tocantins, durante seis meses. Todas as quartas-feiras, das 6 da manhã às 22 horas, ela se dedicava em aprender as técnicas exigidas pela profissão.
“Nessa época eu não tinha cheque nem cartão de crédito para parcelar o valor do curso, mas de boa fé, acreditaram em mim e permitiram que eu estudasse sem ter que pagar o valor integral. Eu fazia um curso paralelo de design de sobrancelhas e com o dinheiro desse serviço, decidi que compraria as maquiagens. Senti facilidade no curso e ao final dele, já atendia as clientes em domicílio”, descreve os primeiros passos do que viria a se tornar a força-motriz do estúdio.
Em seguida, Goret conseguiu um emprego em um salão de beleza. Mas logo ela abriria um espaço em sua própria casa. “Em agosto de 2017, meu pai fez um cômodo na porta de casa. Nos reunimos e fizemos uma inauguração. Me lembro da minha avó, que é médica, não queria que eu largasse o curso de medicina, mas permaneci no negócio. Logo depois engravidei da minha segunda filha”, relatou Goret.
2018 foi o ano em que a empresária alavancou ainda mais a carreira como maquiadora e designer de sobrancelhas. Em 2020, ela fez 40 maquiagens em apenas quatro dias, para compor looks de formandos em medicina, o que foi hiper cansativo, mas contribuiria ainda mais para aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho.
Pandemia e o impacto no setor de eventos
Um dos setores mais impactados negativamente em decorrência da pandemia foi o de eventos. O isolamento social produziu uma retração nesse mercado. “A pandemia desestruturou tudo. A área de eventos foi a mais afetada na minha região. Porém, a parte de design de sobrancelhas cresceu muito e no final do ano de 2020 tornei o estúdio uma empresa de verdade.”
Com apoio da família, Goret reformou um ponto comercial em sua cidade. Apesar de ter retomado a graduação em medicina, posteriormente, em Porto Nacional, ela decidiu trancar o curso mais uma vez diante das incertezas que a pandemia causou na economia. “Não desisti de terminar o curso de medicina – esse é o meu maior sonho. Mas não penso em fechar minha empresa, jamais. Hoje somos um dos cinco estúdios de beleza mais procurados na cidade, com uma boa carteira de clientes e é ali que sustento as minhas filhas: do fruto do meu trabalho.”
Apoio da cooperativa
Goret conheceu a cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia porque precisava de uma maquininha de cartões para o seu empreendimento.
“Ali eu me senti abraçada por eles, devidamente legalizada. Eles me deram o amparo que precisava. Em 2020, eu consegui um investimento crucial para aquisição de móveis e produtos. Antes eu fornecia apenas maquiagem, penteado e design de sobrancelhas. Agora, proporcionamos outros serviços, mas tudo começou do zero”.
Orgulho da própria história
Goret é resoluta ao afirmar que não se arrepende, hora alguma, de ter empreendido na vida. ”Eu tenho gratidão a Deus por ter me instruído. Por mais que tenha sido um momento de dor eu ter que trancar a faculdade, eu me desconstruí. Sempre digo que o estúdio hoje não é uma obrigação. Eu trabalho com alegria, com satisfação. É uma felicidade receber o feedback positivo das clientes. Se eu me formar em medicina, não vou fechar o estúdio.”
Às mulheres que pensam em empreender ou estão começando um negócio, Goret Portinelly aconselha a valorizar o potencial que reside no interior de cada uma. “Hoje você é pequena, mas tem um potencial gigante e vai chegar lá. É muito incrível poder olhar para a minha história e sentir orgulho. Hoje, onde eu chego, sou tratada como empresária, a dona de um estabelecimento que é referência na cidade. Digo para as clientes que eu sei o que estou fazendo, eu estudo muito e não estou ali apenas para prestar um serviço”, complementou.
“Vendemos experiências, não só serviços. Se hoje a minha vida profissional e a minha renda financeira vem do estúdio, busco proporcionar experiências diferenciadas, fazer com que as clientes se sintam valorizadas com a sua beleza natural. E junto comigo vem o Sicredi que tem realizado os meus sonhos, não apenas profissionais, mas os particulares que tinha, como colocar a minha prótese mamária, que consegui realizar.”
Mamãe empresária
Quando pergunto como as filhas pequenas se sentem vendo a mãe trabalhar, Goret fala em tom emocionado de como as meninas entendem o seu trabalho e os momentos de ausência.
“Por causa da empresa, hoje eu consigo oferecer uma vida melhor a elas. Um exemplo é uma das atividades que a minha filha fez na escolinha. A professora pediu para que cada aluno desenhasse a sua mãe. Maria Paula desenhou uma cliente em cima de uma maca e eu a maquiando! Foi lindo e guardo com muito carinho. Eu explico para elas que a mamãe tem que trabalhar, mas elas compreendem muito bem. Pelas redes sociais, eu compartilho um pouco do nosso cotidiano e fico encantada quando uma cliente que ainda não conheço pessoalmente me pergunta como estão as minhas filhas.”
Gorety Portinelly se mantém forte, batalhadora, totalmente independente financeiramente e é uma inspiração para que mais mulheres não tenham medo de ir em busca de sua realização profissional. “Ser empreendedora é algo extremamente satisfatório para mim”, concluiu a empresária com as mãos de fada.
Maravilhosa, Forte, Determinada, perseverante!! Você merece estar onde está!