O game teve tanto impacto na vida das associadas participantes que elas estão aplicando os conhecimentos adquiridos além de suas empresas: nas finanças da família e na educação dos filhos para que não passem por dificuldades financeiras no futuro
Na última quarta-feira (1º) chegou ao fim a primeira edição do game Donas do Jogo. O Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia encerrou com sucesso a primeira etapa de operação da plataforma inovadora de educação financeira para as associadas do programa Donas do Negócio. O encerramento aconteceu na última quarta-feira (1º) e contou com a participação por videoconferência das associadas das quatro primeiras cidades-sede do programa: Campo Grande (MS), Porto Nacional (TO), Araguaína (TO) e Paraíso do Tocantins (TO).
A plataforma Donas do Jogo foi desenvolvida com o objetivo de ensinar finanças de uma forma fácil e divertida às associadas do projeto Donas do Negócio. Durante a jornada de aprendizado, as participantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades financeiras de forma lúdica, com o auxílio de conteúdos financeiros interativos, além de disputar, de maneira saudável, os primeiros lugares que garantiram premiações com o intuito de estimular a frequência de estudos para aplicação real, na prática, em seus negócios.
A líder do programa, Jô Castro, explica que os feedbacks recebidos pelas associadas apontaram o sucesso da plataforma em estimular o desenvolvimento do conhecimento e habilidades necessárias para vencer as principais dificuldades na gestão financeira de seus negócios. “Nosso objetivo é que as participantes do game dominem as estratégias básicas de educação financeira para garantir a sustentabilidade de suas empresas. Segundo dados do Sebrae, os pequenos negócios têm a maior taxa de mortalidade no país. Dessa maneira, através do game, nós revertemos essa situação junto às participantes, a fim de proporcionar o desenvolvimento e a consolidação do empreendedorismo feminino nas localidades atendidas pelo programa Donas do Negócio”, salientou Jô.
Para a gerente exclusiva DN de Paraíso (TO), Mônica Cintra, cujas associadas de sua agência venceram o 1º e 3º lugares do game, o estímulo e incentivo foram fundamentais para alcançar os resultados obtidos. “O sentimento é de gratidão. Desde o início do jogo, há 4 meses, eu já havia falado para as associadas que não aceitaria para menos do que o 1º lugar. Mas eu friso que nós não fazemos nada sozinhos. As meninas (associadas) aceitaram esse desafio e encararam junto comigo. No dia do encerramento, todos os colaboradores da nossa agência participaram da transmissão ao vivo, pois em nenhum momento eu fiz algo sozinha. Tive ajuda de toda a equipe e destaco a parceria do gerente Willyan Cardoso da Silva, que foi transferido recentemente, mas ao longo desse tempo, seu apoio foi fundamental. Inclusive ele foi convidado a participar da live. Agora chega o gerente Johnatan Ferreira Schmitz que, da mesma forma, nos auxilia muito no programa.”
Após o evento de encerramento do Donas do Jogo, Mônica conduziu uma rodada de negócios na agência de Paraíso que contou com a participação das primeiras colocadas de sua agência. Elas relataram às demais associadas os aprendizados, as conquistas e como foi a trajetória do início ao fim do game. “Nós conseguimos ativar 100% do game e é como se fosse um quebra-cabeças: se faltar uma peça, não tem como completá-lo. Precisamos do esforço de todos os envolvidos para que tudo se encaixe no seu devido lugar.”
De acordo com a gerente exclusiva DN de Araguaína, Áudila Souza, o mais interessante foi mostrar que é possível quebrar todas as crenças limitantes. “O encerramento do game foi fantástico pois ele conseguiu mexer com as associadas e explico: a maioria ficou um pouco triste, já que constatou que se tivessem se esforçado um pouquinho mais, teriam conquistado os primeiros lugares. Elas vão levar essa lição para a vida delas. Por outro lado, demonstraram muita gratidão pelo Donas do Negócio disponibilizar essa ferramenta inovadora. O feedback foi muito positivo, pois elas relataram que aprenderam muito, principalmente na trilha de investimentos. Tenho certeza de que o objetivo do projeto foi alcançado – despertou a vontade das associadas em aprimorar mais os seus conhecimentos.”
A gerente exclusiva DN da agência Bandeirantes de Campo Grande, Dielli Diniz, complementa que o game de educação financeira foi um divisor de água na vida das associadas que conseguiram finalizar a trilha. “Elas aprenderam sobre o que é um investimento, os tipos e características de cada um. Através do game, houve um engajamento da associada e da família dela que se envolveram no jogo e puderam fazer um planejamento familiar em conjunto. O Donas do Jogo abriu a mente delas para a importância de se ter uma reserva de emergência para as ocasiões que fogem ao nosso alcance. Elas gostaram muito.”
Thayanne Kayra Martins da Silva, gerente exclusiva do Donas do Negócio em Porto Nacional (TO) afirmou que o momento do encerramento foi lindo e emocionante. “Conseguimos identificar o quanto o Donas do Jogo modificou a vida dessas empreendedoras, sobretudo em relação ao planejamento e educação financeira. Elas levaram os aprendizados tanto para o ambiente empresarial, quanto para suas famílias, partilhando os conhecimentos adquiridos com os seus filhos. O evento conectou essas mulheres e deixou um gostinho de ‘quero aprender mais’. Atingimos 100% do nosso objetivo“, reforçou Thayanne.
Premiações – O evento premiou as primeiras associadas com melhor desempenho e pontuação durante o game. A primeira colocada foi da agência Sicredi de Paraíso do Tocantins (TO), Leila Almeida, dona do Ateliê das Unhas. Ela recebeu R$ 2 mil de capital-semente para ajudar a dar um boost em seu negócio. A segunda colocada foi da agência Sicredi de Porto Nacional, Bruna Maiara Alves de Sousa Lopes, dona da Pizzaria Dona Dora. A associada ganhou R$ 1 mil, e a terceira, Joice Silva de Paula, dona de um escritório de contabilidade, recebeu R$ 500.
O momento de premiação foi descontraído e proporcionou a oportunidade de as participantes se divertirem ao final da jornada de aprendizado. As associadas que ultrapassaram 30 mil pontos também tiveram a oportunidade de girar a roleta de prêmios, que consistia em vouchers de produtos e serviços oferecidos pelas próprias associadas, estimulando a conexão e interação entre as participantes.
A grande vencedora dessa edição, Leila Almeida, de Paraíso (TO) relatou que a experiência de ter participado do game foi incrível. “Amei muito participar do game. Ele é muito interessante. Antes de começar, imaginei que seria totalmente diferente, pois quando se fala em educação financeira já vem à mente um monte de cálculos, mas ele realmente surpreendeu. É um jogo divertido, que distrai, onde se aprende mais sobre receita, despesas, lucros e investimentos. Quanto mais eu jogava, mais eu queria finalizar. Ficava ansiosa para que lançassem logo as tarefas a fim de continuar a jogar. Fiz todo o possível para finalizar o jogo e ganhar. Me dediquei o tempo todo e não deixei em momento algum o jogo de lado.”
Leia complementa sobre o poder transformador do game em sua vida. ”Percebi que aprendia nos pequenos detalhes que, às vezes, a gente não para e observa. Como estávamos jogando, ele aguçou a minha percepção do que acontece ao meu redor. Tudo o que estava no nosso dia a dia, no cotidiano, é a nossa vida, retratada pelo jogo. Eu me dediquei para chegar até a final, não só pelo prêmio em si, mas porque gostei muito do Donas do Jogo”, finalizou a associada vencedora do 1º lugar.
Já Bruna Maiara Alves de Sousa Lopes, segunda colocada no game, afirmou que ter participado do jogo abriu a sua mente para várias questões que jamais havia pensado anteriormente. “O game nos mostrou como sair do vermelho, realizar um planejamento financeiro e administrar melhor o dinheiro, tanto comercialmente quanto pessoalmente. Outro ponto interessante foi em relação às finanças da família, como por exemplo a programar viagens, que são coisas que a gente deixava sempre em segundo plano. Esclareceu a importância dos investimentos que, para mim, era algo que antes não estava ao meu alcance, além de formar uma reserva de emergência. Foi um aprendizado enorme, tanto para aplicar na minha empresa, quanto nas finanças pessoais. Hoje, eu oriento meus familiares sobre todo aprendizado que adquiri e da melhor forma: jogando. Sou muito grata.”
Bruna acrescenta que o valor do prêmio conquistado já foi aplicado em insvesimento para a empresa. “O Sicredi está de parabéns, pois é o único que tem se importado com a vida da empresa. Esse apoio que a cooperativa tem dado às mulheres é muito importante, pois enfrentamos muito preconceito por sermos mulheres à frente de comércios e ainda há pessoas e instituições que não colocam fé na gente. O Sicredi abriu as portas e o Donas do Negócio tem sido uma união de mulheres, fortalecidas e ensinadas a vencer. Além disso, ensinamos os nossos filhos a ter saúdfe financeira. Mostramos a importância de ter estabilidade, ao ensiná-los, desde pequenos a trabalhar com o dinheiro e fazê-lo render. Eu acredito que se todas as crianças tivessem esses ensinamentos, no futuro não passariam por tantos perrengues, tantas dificuldades. Sobre finanças, não há facilidades, é preciso se dedicar e aprender”, constatou Bruna, com uma lucidez que impressiona.
Donas do Negócio: de projeto piloto a iniciativa consolidada
Com o sucesso do game Donas do Jogo, o Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia anuncia a expansão do projeto Donas do Negócio para mais cidades neste ano de 2023. Em breve, acontecerá o lançamento da próxima etapa do Donas do Jogo, abrindo precedentes para que novas associadas também possam aprender, interagir, ganhar prêmios e se divertir.
O projeto Donas do Negócio tem como objetivo proporcionar às associadas uma formação completa e atualizada, de forma a auxiliá-las na gestão financeira de seus negócios e na construção de uma vida financeira saudável. O game Donas do Jogo foi uma das ações desenvolvidas com esse objetivo, e o resultado foi muito positivo.
*Por Vanessa Ricarte
Curtir (0)