Especialista em estética facial avançada e terapias para o bem-estar, a empreendedora está em fase de crescimento, com as novas mudanças sendo implementadas em seu studio
Ao conversar com Daniela Barbosa, percebe-se rapidamente que ela domina o seu ramo de atuação. A empreendedora de 36 anos é mãe de três meninos, o Raul de 14, o Mycael, de 12 anos e o Antônio, seu caçulinha, de 3. Casada, ela definitivamente reina com a sua presença feminina junto ao marido e aos filhos, mas sobretudo no Studio Daniela Barbosa em Campo Grande (MS), do qual fala com orgulho sobre o empreendimento que conquistou.
Especialista em rejuvenescimento facial, tratamento de pele, melasmas, rugas, atendimento a adolescentes com acne, preenchimento labial, entre outros serviços, Daniela conquistou uma sólida carteira de clientes. Formada em terapias holísticas com apenas 23 anos, a empreendedora hoje já está indo pra fase final do curso de biomedicina. Sua visão se baseia na defesa de uma saúde integrativa, holística e sem excessos sobre procedimentos estéticos e como é possível melhorar a aparência com naturalidade.
“Eu sempre quis ter um espaço só meu, para que pudesse atender às minhas clientes do meu jeito”, enfatiza Daniela, ao se lembrar de quando trabalhava em um studio que logo fechou com a chegada da pandemia. Observando a situação complicada de ameaça de fechar as portas, ela percebeu naquele momento uma oportunidade de realizar o sonho de empreender.
Empreendedorismo no sangue
Nascida na Capital, Daniela vem de uma família de empreendedores. Ela viu um modelo de resiliência pelo exemplo do próprio avô.
“Minha família tem uma raiz empreendedora. Fui criada pelos meus avós paternos e durante a minha infância, entrando na adolescência, meu avô faliu e conseguiu se reerguer. Era uma época muito caótica, após o Collor (Fernando Collor, ex-presidente do país que sofreu impeachment em 1992). A fábrica do meu avô faliu e o eu vi se refazer depois desse episódio. Para mim, ficou bem claro desde nova que eu que poderia fazer o que quisesse.”
A partir daí, Daniela relata que toda a família trabalhou pela recuperação financeira, empreendendo dentro de casa. A empresa de serigrafia cresceu novamente, mas o avô faliu de novo na sequência. “Ele era um empreendedor nato, mas um péssimo administrador“, contou entre risos. Disso tudo, ficou a lição da importância sobre a gestão empresarial.
A proatividade também é uma das características marcantes de Daniela. Como exemplo de liderança, sua mãe era gerente de um salão de beleza e o padrasto, um renomado cabelereiro. Mas a empreendedora decidiu partir para São Paulo, a fim de estudar terapias holísticas e integrativas, como a acupuntura. “Quando voltei para Campo Grande, as pessoas tinham muito preconceito e uma visão deturpada, até mesmo mística sobre o que eu havia estudado”, recorda.
Um dos poucos locais em que oferecia esses atendimentos na cidade a acolheu em um período de estágio. Após o falecimento de uma das donas, o negócio foi perdendo o brilho. “Além dessa fase complicada, ainda recebia cantadas. Passei muitos perrengues, ao ponto de uma vez sair correndo de um atendimento, pois pensavam que as massagens terapêuticas eram outra coisa”, disse ao recordar as situações difíceis por ser mulher e trabalhar em uma área de saúde integrativa.
Conquistando autonomia
Daniela procurou crescer na profissão até conseguir alugar a primeira salinha de atendimentos. Com os desafios da maternidade e a época da separação do primeiro marido, durante 7 anos foi um período de muito aprendizado e renúncias para prover conforto aos filhos. O pai e os avós sempre estiveram com Daniela, dando todo suporte emocional.
Por vezes, um dos filhos ficava doente e ela trabalhava virando noites acordada, quando ainda cumpria expediente em outros locais. “Teve dias de passar noite em claro, saindo do Hospital São Lucas para entrar em seguida no serviço”, relembrou. Vendo a necessidade de virar autônoma para ficar próxima aos filhos, conquistou sua primeira sala. Ali montou um espaço com TV, colchonetes e brinquedos enquanto trabalhava ao lado.
Em 2018, Daniela casou-se novamente. Sentindo-se mais segura e protegida, a empreendedora relata que ficou fortalecida para dar passos maiores na carreira. “Quando estava prestes a ter o Antônio, fiz muitos atendimentos e dei muitos cursos”. Nessa época, Daniela ainda trabalhava com massagens corporais, quando decidiu partir para a estética facial.
“Implementei novidades que não havia na cidade, como a massagem abhyanga, que é feita com óleos quentes e trabalha a desintoxicação do corpo, resultando em uma melhora física e mental. Eu não dava mais conta das massagens corporais e fui migrando mais pra área facial. No segundo ano da pandemia, eu já estava mais corajosa. Uma distribuidora do Rio de Janeiro me indicou pra dar cursos para que pessoas que procuraram mais sobre essas técnicas e eles passaram a me indicar”, relembra Daniela.
Daniela também havia cursado estética e decidiu entrar na biomedicina para se sentir mais confortável em administrar os protocolos dos injetáveis. Em 2020, ela conquistou um espaço só seu.
Studio Daniela Barbosa
Daniela preparou o espaço para trazer mais profissionais ao seu lado. Vendo a dificuldade das pessoas em se tornar independentes da carteira assinada, ela percebeu que o medo trava muitos profissionais do ramo da estética. “Depois a Shirren entrou para somar depois comigo. Ela começou aqui fazendo unhas em acrílico, mas já estudava a área da massoterapia e tinha iniciado o curso de fisioterapia. Agora, vamos fazer um remapeamento do studio para contemplar todos os tratamentos terapêuticos naturais que queremos, com salas para rejuvenescimento facial, de terapias, barras de Access, acupuntura e ainda temos mais uma pessoa está querendo juntar a nós com aparelhos”, conta muito animada.
Associada do programa Donas do Negócio, da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, ela recorda como conheceu a sua gerente que agora também é sua cliente no studio. “Quando abri o studio, eu acompanhei, uma vez, o meu pai na agência e conheci a Jessika Megale. Abri a minha conta CNPJ com ela. Foi a Jessika quem cuidou de todos os detalhes da abertura do studio e foi a minha primeira cliente no novo espaço. Eu acabei demorando mais do que previ na reforma, mas ela foi trazendo mais clientes, como as colaboradoras da agência da Afonso Pena. Eu digo que tenho um clubinho Sicredi Afonso Pena aqui especialmente para o studio“, disse toda orgulhosa.
Quando o Donas do Negócio designou Jessika como gerente exclusiva da agência Afonso Pena, Daniela foi uma das primeiras a ser convocada a participar dessa iniciativa inovadora de fomento ao empreendedorismo feminino. Sobre a decisão da mulher empreender, Daniela é enfática frente à capacidade da mulher de ser protagonista da sua própria história.
“Elas precisam olhar pra dentro de si e perceber essa força criativa, esse poder que a gente tem de cuidar de tudo ao mesmo tempo. Se tiver medo de empreender, vá assim mesmo, pois é uma questão de tempo para conquistar o sucesso. Não construímos nada da noite pro dia e as coisas não são fáceis. Mas hoje eu posso dar oportunidades de crescimento a outras mulheres. Somos a principal peça da engrenagem do nosso próprio destino”, aconselha Daniela, com muita lucidez.
Curtir (0)