A empreendedora inspira outras mulheres com sua jornada no mundo do artesanato e negócios
Aline Santos de Araújo, uma mulher determinada de 37 anos, natural de São Paulo, encontrou na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, muito mais do que um refúgio para suas férias junto ao marido. Há 12 anos, o que era para ser um breve período de descanso, se transformou em uma incrível jornada de empreendedorismo e superação.
A empreendedora relembra que sua infância foi marcada por brincadeiras ao ar livre, subindo em árvores para colher amoras e se aventurando nas ruas com jogos como o taco bet. Desde cedo, o artesanato estava enraizado em sua família, uma maneira de aumentar a renda doméstica por meio da confecção de chinelos e acessórios.
“Quando eu tinha apenas 10 anos, disse ao meu pai que queria ter meu próprio dinheiro. Ele me ajudou a montar meu primeiro negócio vendendo pulseiras na escola. Me ajudou a adquirir os kit com saquinhos de miçanguinhas e fios de nylon. Foi assim que comecei a aprender sobre empreendedorismo”, relembra Aline sobre como o pai a ensinou a empreender de um jeito lúdico.
Aos 14 anos, auxiliava a mãe com oficinas de artesanato para crianças de assentamentos. Nessa época, a mãe estava trabalhando como professora. Foi então que Aline iniciou o gosto pelo ensino, prática que desenvolveu e continua desenvolvendo com as atribuições que possui no momento.
Uma missão pelo artesanato
Ao longo dos anos, a empreendedora cultivou sua paixão pelo artesanato, especializando-se em crochê, apesar da sua primeira professora, uma vizinha, lhe dizer que não era capaz de aprender o ofício. Ela superou obstáculos e dúvidas, provando a si mesma que era capaz de dominar técnicas desafiadoras. Sua dedicação a levou a ser presidente da Casa do Artesão da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (Aclams).
No entanto, a jornada de Aline não se limita ao seu próprio sucesso. Ela se dedica a ajudar outras mulheres artesãs a encontrarem seu caminho, oferecendo suporte e oportunidades por meio da Aclams. A associação, composta por 81 mulheres e 2 homens, se tornou um ambiente de aprendizado e colaboração, onde as artesãs e artesãos compartilham técnicas e ideias.
A pandemia trouxe desafios adicionais, mas também inspirou Aline a se reinventar. Ela e a associação se uniram para produzir máscaras e explorar novas habilidades, como costura. Parcerias com o Sebrae e a Prefeitura de Três Lagoas ajudaram a manter a associação ativa e a criar oportunidades de comercialização.
Hoje, Aline é uma inspiração para muitas mulheres da região, uma prova viva de que a determinação e a paixão podem transformar sonhos em realidade. Associada ao programa Donas do Negócio, promovido pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, ela segue também com seu Armarinho Três Lagoas e no projeto que desenvolveu, Café no Campo. Com seu compromisso em apoiar outras mulheres, ela está deixando um legado de empoderamento e sucesso.
A trajetória de Aline Santos de Araújo é um lembrete inspirador de que desistir nunca é uma opção, e que a busca por realizações vai além do dinheiro, é sobre superar obstáculos e deixar um impacto positivo na comunidade.
*Por Vanessa Ricarte
Curtir (1)