Theyde Rocha conduz seu Beauty Center com maestria, mas a trajetória de sucesso no segmento começou quando ela tinha apenas 13 anos de idade
Theyde é daquelas mulheres que, desde criança, já sabia qual estrela seguiria. Aos 34 anos, a dona da Theyde Rocha Beauty Center, espaço de beleza e transformação localizado em Dianópolis, Estado do Tocantins, hoje é referência em loiras e morenas iluminadas, mas foi ao longo de muitos anos, mediante investimentos em cursos e capacitações em várias vertentes do ramo, como o trabalho com a inovadora terapia capilar, que a empresária tem se destacado no mercado local.
Com a recente expansão do Donas do Negócio, a agência Sicredi de Dianópolis passou a oferecer o programa desde de fevereiro deste ano. Theyde, associada e já atuante no programa, diz que está empolgada com as possibilidades de aprendizado e conexão com outras empreendedoras que fazem parte da iniciativa.
“Eu vou agarrar com tudo essa oportunidade para melhorar a gestão do meu negócio. Quero aprender mais, participar das capacitações e agradeço à minha gerente, Geisa Antunes, por essa chance de fazer crescer o meu negócio. Ela é, além da minha gerente, uma amiga que me motiva, uma pessoa com o coração maravilhoso e está sempre pronta para me ajudar. Eu só tenho gratidão por iniciar essa nova fase no Donas do Negócio”, comemorou Theyde.
De aprendiz de cabeleireira à empresária de sucesso
A especialista relembra como tudo começou. Aos 13 anos de idade, ela diz que já gostava de mexer com cabelos. Theyde conta que uma prima sempre a levava ao salão. “A minha prima me chamava para ir com ela ao salão e falava ‘olha, já vai aprendendo como se faz’. Foi ela quem comprou o meu primeiro secador e foi ali que comecei a arrumar o cabelo de outras primas e tias”, recorda.
Um duro baque em sua vida ocorreu logo em seguida. Com o falecimento prematuro de seu pai, em decorrência de uma pancreatite severa, Theyde passou por dificuldades junto à mãe e aos irmãos. Naquele momento, moravam com a avó. “Meu pai deixou um seguro de vida, mas eu só poderia usufruir do dinheiro quando completasse 18 anos”. Enquanto isso, a futura empresária começou a trabalhar em um salão com uma das maiores incentivadoras de sua carreira – a cabeleireira Nilva, bastante conhecida em sua cidade.
“Eu devo tudo o que sou a ela. Foi a Nilva quem me deu a primeira oportunidade de trabalhar na área. Essa época foi muito difícil da minha vida, pois se quisesse ter roupas diferentes, eu precisava usar as das minhas primas. Eu sempre quis trabalhar para ter alguma coisa”, reconheceu Theyde que precisaria tomar uma atitude se quisesse realmente alcançar os seus sonhos.
Logo após, aos 16 anos, Theyde foi para a Capital do Tocantins, Palmas, para estudar. A cerca de 300 quilômetros de distância da cidade natal, ela não conseguiu se adaptar àquela nova rotina. “Voltei para Dianópolis para trabalhar com a Nilva. Depois tentei um outro caminho, em um escritório de advocacia, mas percebi que eram assuntos que não me despertavam interesse e não gostava de estudá-los. No início eu fui reticente ao continuar a trabalhar em salão, pois eu via o quanto a Nilva se esforçava. Parecia que ela não tinha vida fora dali.”
Virando a chave: a mudança de mentalidade
Mesmo com receio de seguir a carreira como cabeleireira, Theyde constatou que o seu dom era algo divino, vindo de Deus. “Não podia jogar isso fora. Quando completei 18 anos, eu peguei o seguro de vida, que na época era 7.500 reais, e fui para Goiânia comprar os materiais necessários para montar o meu próprio salão”, relembra a empresária.
Decidida a empreender, ela conseguiu comprar tudo o que precisava com o dinheiro do seguro que o seu pai havia lhe deixado. “A minha mãe recebeu a metade do valor deixado por ele e comprou uma casa. Na época que meu pai faleceu, além do meu irmão, minha irmã caçula era apenas uma bebê de 6 meses. Foi difícil, mas seguimos na luta. Com meu salão, eu já tinha uma boa clientela, pois era algo que já atuava e gostava bastante. Mesmo que o negócio tenha bombado, eu não dividi as despesas entre Pessoa Física e Jurídica. Gastava mais do que recebia. Acumulei dívidas e então chegou a pandemia”, relembra afirmando que nessa época não tinha um centavo sequer na conta.
Maternidade e empreendedorismo – Logo que Theyde abriu o seu salão, ela engravidou do filho mais velho, agora com 15 anos. A empresária também é mãe de mais um menino, hoje com 3 aninhos de idade. Com a chegada da pandemia, a especialista foi forçada a fechar o salão por 15 dias corridos.
“Ficava pensando o que eu iria fazer da minha vida. O movimento estava fraco no salão. Por isso, decidi entrar de cabeça nos cursos online. Eu consegui dar a volta por cima, pois além de cursos especializados na minha área, busquei saber mais sobre gestão empresarial.”
Theyde rocha
Decidida a oferecer serviços diferenciados e exclusivos na cidade, Theyde foi à luta para se especializar ainda mais, dessa vez com profissionais de renome nacional e até internacional. “Consegui virar a chave em 2020. Esse foi o melhor ano da minha vida, pois decidi investir nos cursos durante a pandemia, momento em que tudo mudou. O Sicredi também abriu as portas, pois meu nome era ‘sujo’ na praça e, mesmo assim, a cooperativa abriu a minha conta. Consegui crédito e cheque especial, já que o meu gerente na época identificou que eu fazia muita movimentação financeira”, explicou frente à constatação do seu potencial de crescimento.
Hoje, o espaço da especialista em loiras e morenas iluminadas também conta com serviços de manicure, pedicure, maquiagem e design de sobrancelhas. “Vou todos os anos a São Paulo e outras capitais estudar mais sobre as novidades do mercado, com ênfase sempre em produção de mechas saudáveis e terapia capilar. Agora eu corro dos pedidos de transformação platinada, muito agressivos, e parei de oferecer serviços de progressiva por priorizar a minha própria saúde”, afirma Theyde, que atualmente oferece pacotes de tratamentos com foco na integridade e saúde do couro cabeludo.
O marido, Fábio, desde o início do relacionamento foi um grande incentivador de sua carreira. Foi o companheiro que lhe emprestou seu cartão de crédito para que Theyde pudesse fazer os primeiros cursos nessa área de inovação. “Tenho muita gratidão por ter um marido companheiro e que sempre me incentivou a ir mais longe”, agradeceu, emocionada.
Hoje, a empresária tem o seu próprio cartão empresarial. Com o espaço recém reformado, o ambiente agora está mais aconchegante para suas clientes, algumas fiéis a Theyde desde quando a profissional tinha apenas 13 anos.
“Ainda preciso organizar melhor a gestão do meu negócio para que, em um futuro breve, eu possa oferecer cursos e workshops na minha área. Eu vou participar ativamente do Donas do Negócio e aproveitar todas as oportunidades de aprendizado que o programa oferece”, ressaltou a empreendedora.
Theyde incentiva outras mulheres a empreender com consciência, sempre com o pé no chão e cientes de que é preciso se dedicar e estudar muito para ter destaque no mercado. “O melhor investimento que uma mulher pode fazer é em adquirir conhecimento, que nunca é demais. Tudo flui com uma gestão bem feita. O que me faltou no início foram coisas simples, como um Livro Caixa. Hoje eu sei da importância desses detalhes que aceleram o nosso crescimento”, constatou a especialista que ainda vai brilhar muito mais.
Siga o Instagram Theyde Rocha Beauty Center e apoie o trabalho de uma mulher empreendedora!