Conheça a trajetória de garra e determinação da empreendedora que mostra a força da mulher que acredita em seu potencial; “a gente vê que pode ser dona de uma empresa. Basta continuar a sonhar”
A história de Marilda Malheiros dos Santos, 44 anos, é daquelas que aquecem o coração e nos dá um gás para continuar o caminho . A empresária comprova que, apesar de todas as adversidades, vale a pena seguir em busca dos nossos objetivos. A dona da loja ‘A Preferida das Confecções’, localizada na área central de Dianópolis, Estado do Tocantins, prova que quem quer de verdade, consegue chegar lá.
A empresária nasceu em meio à área rural, no seio de uma família bastante humilde. A avó, já falecida, e um tio, foram os responsáveis diretos por sua criação. Porém, ainda jovem, com apenas nove anos, uma tia da então pequena Marilda a enviou para trabalhar em uma casa de família na cidade – prática bastante recorrente em regiões mais afastadas dos centros urbanos, para que as crianças desassistidas pelas políticas públicas de educação pudessem estudar em uma escola.
“A minha mãe não tinha condição de me prover naquela época. Como eu morava na área rural, em 1988 uma tia arrumou um serviço para que pudesse trabalhar em uma casa de família. Trabalhei então de babá, posteriormente de doméstica e consegui terminar o Ensino Médio. Não tenho vergonha de contar a minha história, aliás, eu tenho muito orgulho, pois sei que hoje ela inspira muitas pessoas a acreditar que são capazes de mudar também as suas vidas, sempre com muita fé em Deus”, atestou Marilda, resoluta em suas palavras.
Depois da fase escolar, durante seis anos, a futura empresária trabalhou em um hotel da cidade. Foi ali que Marilda aprendeu, na prática, as dinâmicas e a rotina de trabalho no mercado – que passa do atendimento ao cliente à resolução de diversos problemas que ocorriam no dia a dia da empresa. “Aprendi muita coisa mesmo nesses anos. Eu fazia de tudo um pouco e sempre estava disposta a ajudar no que precisassem. Foi uma fase muito importante na minha vida e agradeço muito por essa oportunidade. Eu nunca tive preguiça de trabalhar. Tudo o que era pra fazer, eu fazia. Eu tenho comigo que, se ainda não sei, corro atrás para saber como fazer”, reafirmou com determinação.
Esse traço característico de sua personalidade logo a colocaria ainda mais próxima dos seus sonhos. Casada desde 2003 com seu companheiro de todas as horas, Antônio, o casal em breve constituiria uma sólida empresa familiar. O nordestino, recém chegado de Pernambuco, pediu Marilda em um namoro que durou apenas um ano, evoluindo em seguida para o casamento.
Mais uma virada: a vendedora que se tornou dona do negócio
Pais de Vitória, que hoje tem 18 anos, e Angelina, de 13 anos, Marilda e Antônio desde o início sempre tomaram qualquer decisão juntos. “Nós trabalhávamos juntos na A Preferida das Confecções – ele no cargo de gerente e eu de vendedora. Isso durou uns 8 a 9 anos. O antigo dono vivia em Palmas, onde tinha outra loja. Para ele, não compensava mais continuar com a loja em Dianópolis. Era contramão, sobretudo no que competia à manutenção do estoque. Foi então que ele nos ofereceu a venda da loja e dividiu o valor, o qual pagamos todas as parcelas certinho. Sempre digo que isso foi obra de Deus”, explicou a empresária que, ao lado do marido, agarrou imediatamente essa oportunidade única.
Dali em diante, o casal resolveu manter o legado do proprietário anterior. Decidiram não mudar o nome da empresa. “A gente gostava muito do nome e vinha dando muito certo. Há 13 nós compramos a loja. Foi uma bênção nas nossas vidas. Antes disso, eu não tinha vontade de estudar e hoje tudo isso mudou, pois voltamos a sonhar novamente.”
Marilda recorda que o negócio sobreviveu mesmo nos tempos difíceis da pandemia. “Nós fizemos coisas inimagináveis para manter a nossa família e a nossa loja, já que tivemos de fechá-la durante 3 meses. Enquanto várias lojas na mesma rua estavam definitivamente fechando as portas, nós permanecemos em pé. E isso incluiu uma mudança de mentalidade, pois só trabalhávamos com a conta Pessoa Física. Um bom tempo depois que veio a da firma”, relembra.
Um novo patamar para a empreendedora
Associada ao programa Donas do Negócio Sicredi, Marilda disse que quer aprender mais sobre como funciona a iniciativa da cooperativa.
A empreendedora ainda aconselha às mulheres que ainda têm receio de encarar um novo negócio: “vá em frente que dá certo. Tenha paciência e perseverança, pois nada acontece da noite para o dia”, constatou com sabedoria.
Da sua avozinha, aquela quem a educou e acreditou em seu potencial logo na infância, Marilda diz ter muitas saudades e a certeza de que ela estaria muito feliz ao vê-la como empresária. “Carrego essa certeza no meu coração. Meu tio que também me criou, está muito feliz e orgulhoso de mim. São esses valores de gratidão a Deus que eu ensino às minhas filhas. A Vitória, de 18 anos, já está fazendo faculdade de administração. Estou tão animada que também quero prestar vestibular para essa área. As meninas certamente vão me ensinar muito, assim como nós também pudemos ensinar a elas no cotidiano da empresa”, conclui Marilda, um exemplo a ser seguido pelos seus familiares e pelas mulheres que não se contentam em ser apenas coadjuvantes das suas histórias.
Em breve, A Preferida das Confecções estará nas redes sociais! Vamos atualizar essa reportagem para divulgar a evolução da empresa de Marilda 🤩