Transformando histórias e realizando sonhos: primeiro ano do Donas do Negócio comemora marcos significativos, inspira e impulsiona o sucesso das mulheres empreendedoras
Em um cenário marcado pelo empoderamento feminino e busca pela igualdade de gênero, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado neste domingo (19), ganha projeção global. Desde 2014, a ONU destaca esse dia como parte do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa promover a igualdade de gênero. No Brasil, uma das iniciativas de maior impacto nesse contexto é o programa Donas do Negócio, promovido pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Em comemoração ao primeiro ano de existência do programa, foi realizado, neste sábado (18), o evento Entre Donas – Summit Donas do Negócio 2023, que ocorreu presencialmente em quatro cidades-sede: Palmas (TO), Araguaína (TO), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Campo Grande (MS). O evento reuniu 400 empreendedoras associadas das agências que oferecem o programa Donas do Negócio: Taquaralto, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Filadélfia, Guaraí, Integração, Dianópolis, Luís Eduardo Magalhães, Bandeirantes, Afonso Pena, Três Lagoas e Água Clara.
O Donas do Negócio, diferenciando-se de outros programas de aceleração, não apenas fornece suporte com soluções financeiras e não financeiras, mas também oferece, em cada agência em que disponibiliza o programa, uma gerente exclusiva, mulher, devidamente treinada e capacitada para compreender as especificidades dos negócios das empreendedoras. Com quatro pilares de engajamento – informar, capacitar, inspirar e conectar – o Donas do Negócio estabeleceu uma aliança estratégica com o International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial que, entre suas atribuições, promove ações para o fortalecimento do empreendedorismo de mulheres do Brasil.
Resultados expressivos
O impacto do programa se estende além dos números, atingindo a comunidade, as famílias das empreendedoras e a economia local. Integrado às estratégias de sustentabilidade da Sicredi, o Donas do Negócio contribui para o desenvolvimento econômico nas localidades atendidas, oferecendo soluções financeiras responsáveis e promovendo relacionamento e cooperativismo.
Em 2023, com o apoio do IFC, o Donas do Negócio investiu mais de 900 mil reais em capacitações para associadas, resultando em números expressivos de crescimento. Mais de 105 mil acessos foram registrados no Portal Donas do Negócio, e o programa recebeu reconhecimento internacional no World Council Young Credit Union People (WYCUP), destacando seu papel fundamental para a progressão do cooperativismo de crédito globalmente.
O Donas do Negócio também foi reconhecido pelo Banco Central do Brasil como case inovador e pelo Forum SME Finance Forum, que representa uma função importante do mercado financeiro de negócios no planeta, com o selo de honra. Atualmente, são mais de 200 parceiros e profissionais dedicados, unindo esforços para que o Donas do Negócio continue sendo uma força motriz na promoção do empreendedorismo feminino, impulsionando o crescimento e a prosperidade das mulheres empreendedoras.
A Feira da Empreendedora, promovida pelo Donas do Negócio, têm sido uma oportunidade excepcional para dar visibilidade aos produtos e serviços gerados por empreendedoras. Com oito feiras realizadas até o momento, contando com 126 expositoras e mais de 8 mil participantes, foram gerados negócios que ultrapassaram os 600 mil reais, todos com o selo da economia local.
Desde o início do programa, a Sicredi, que completa 35 anos de existência e compromisso com a sociedade neste ano de 2023, realizou um mapeamento estratégico detalhado para identificar o que as empreendedoras precisavam para se desenvolver. Além disso, identificou os principais desafios enfrentados por essas mulheres visionárias, desenvolvendo trilhas de aprendizado que proporcionam orientação personalizada, visando fortalecer suas habilidades e impulsionar seus negócios rumo ao sucesso.
Números de engajamento – Além dos mais de 105 mil acessos ao Portal Donas do Negócio, 60 rodadas de negócios foram realizadas, a websérie acumulou 1.577 visualizações, e o programa Donas do Negócio conta com a participação de 2.500 mulheres de negócios. Adicionalmente, foram realizadas 1.232 visitas às associadas, destacando-se pela expressividade dos resultados alcançados.
Entre Donas
Durante o evento comemorativo Entre Donas, renomadas palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos. Em Araguaína (TO), Alessandra Alckmin, Juliana Saboia e Mariana Rosa estimularam o comportamento de liderança, superação e compromisso.
Em Luís Eduardo Magalhães (BA), Isa Cressoni e Pri Machado inspiraram as participantes. Palmas contou com as palestras de Haila Santua e Tudy Vieira, enquanto Campo Grande (MS) recebeu Uliana Ferreira e Caroline Reis. O evento foi marcado por dinâmicas de interação, pitch de negócios e momentos de networking.
A importância do Donas do Negócio transcende as fronteiras do empreendedorismo. Além dos impactos financeiros, o programa está gerando mudanças sociais e sustentáveis na vida das mulheres empreendedoras.
Ao proporcionar oportunidades de crescimento e liberdade econômica, o Donas do Negócio não apenas transforma os empreendimentos, mas também estimula a liderança feminina, a autoestima e a autoconfiança das empreendedoras, colaborando para o progresso das comunidades e, por conseguinte, da economia regional. Este primeiro ano de conquistas significativas reflete não apenas uma iniciativa sustentável e bem-sucedida, mas um compromisso genuíno com a promoção da igualdade de gênero e o protagonismo de mulheres empreendedoras.