Troca de experiências, conexões, crescimento pessoal e profissional e gratidão. Se o Donas do Negócio tivesse um Google das palavras mais faladas por empreendedoras, com certeza, seria este o resultado da busca. Uma das joias da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, o programa completa três anos neste mês de julho de 2025, abrangendo 28 agências espalhadas pelo país e mais de cinco mil associadas.
“O programa Donas do Negócio foi, desde o início, uma ideia espetacular, inovadora, inclusiva e, acima de tudo, de respeito à mulher empreendedora. Nesse tempo, a cooperativa proporcionou e experimentou enormes avanços, já com um número extraordinário de participantes, chegando a mais de 5 mil. E o que é mais importante? 10% deste conglomerado de mulheres, em torno de 500, já não fazem mais parte do próprio programa em si, porque elas elevaram e passaram para outro patamar de empreendedorismo”, afirma Celso Ramos Régis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Segundo Ramos, as associadas, que antes necessitavam de assistência, hoje alavancam o seu negócio, de forma sustentável, deixando a carência de organização para atividade plena, em diversas áreas. “Isto nos deixa muito orgulhosos e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia tem levado para cada comunidade, dentro das 28 agências, aquilo que a própria ONU [Organização das Nações Unidas] tem proclamado, neste ano internacional das cooperativas, que nós, cooperativas, o Sicredi, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, rumo à prosperidade das pessoas, constrói um mundo melhor para todos”, argumenta.

Luis Guilherme Trindade, diretor executivo da Cooperativa, também ressalta as conquistas por parte das empreendedoras. “Foram três anos de muita entrega, algo que faz parte da missão do Donas, que é fazer com que estas empresárias evoluem, que suas empresas se conectem e busquem conhecimento”, iniciou.
De acordo com o diretor, o programa oferece inúmeras condições de qualificação, treinamento, conhecimento e evolução, promovendo também a conexão entre as mulheres. “É um período de muitas conquistas e, com certeza, teremos, para o futuro, uma continuidade com muito sucesso deste programa, mas, principalmente, para essa entrega do serviço não financeiro que é o principal, é a principal entrega do Donas”, opinou.
Parceria com o IFC foi essencial para o início do ‘Donas’
Parceiro do Sicredi, o IFC (International Finance Corporation) – instituição de desenvolvimento global que gera empregos e melhora a vida das pessoas – participou do início do programa, seguindo uma série de objetivos do desenvolvimento sustentável, uma de suas missões. Neste sentido, a mulher é colocada como essencial para ajudar neste processo e também na igualdade de gênero.
“A IFC faz parcerias e projetos com entidades privadas e o Internacional Bank on Women e o Sicredi tem uma parceria de muitos anos, com o Sistema de forma geral, então, entramos em contato com a Cooperativa União e pensamos em desenvolver algo em conjunto com essas mulheres, assim como temos outros projetos no mundo, especialmente para mulheres empreendedoras, de posição de liderança, com a intenção de gerar emprego, renda e todo um impacto na comunidade, então, houve a proposta para a Cooperativa, no ano de 2020 e 2021, e iniciamos o diagnóstico de fortalezas para entender o que já tinha e o que podíamos usar em favor do programa”, ressaltou Amanda Franco, consultora de projetos para instituições financeiras da IFC.

Conforme Amanda, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia abraçou muito a ideia do Donas do Negócio, dando sugestões e pensando além, com inovação, trazendo à tona algo que nunca havia sido feito em outros programas no mundo.
“Foi criado o posto de gerente exclusiva, que é algo único da cooperativa, e a gente trouxe a experiência global no assunto, e estudamos o público para o Donas do Negócio, que nasceu em 2022. Mais recentemente, tivemos o ‘Prontas Pra Voar’, então, a nossa intenção é sempre apoiar o crescimento e que estas mulheres saiam mais fortalecidas do que entraram, com o negócio estruturado para sua micro ou pequena empresa”, ressaltou Franco.
Desde o início, Amanda fala que são ofertados diversos cursos de capacitação e eventos pensados para que a associada possa realmente crescer e fazer a sua empresa ser grande no futuro. “Após estes três anos tivemos um marco importante: o primeiro contingente que segue voos mais altos e este é um indicador de muito sucesso do ‘Donas’, que está cumprindo o seu propósito de alavancar essas mulheres”, avaliou.
‘Me sinto muito privilegiada em liderar um programa que apoia e fomenta o empreendedorismo’ diz assessora

Jô Castro, assessora do Donas do Negócio, conta que assumiu o programa em abril de 2022, quando já tinha passado por cerca de um ano e meio de construção, em parceria com o IFC.
Na época, teve contato com o que havia de mais recente em inovação, comunicação e ferramentas utilizadas para promover ainda mais a equidade gênero por meio do empreendedorismo feminino.
“Tivemos a consultoria e construímos a nossa proposta de valor, então, eu assumi o programa e a implantação aconteceu no mês de julho, na primeira agência de Porto Nacional (TO). Lembro que era tudo muito novo para mim. O programa completa agora três anos de atividade junto às agências nas nossas comunidades”, ressaltou Castro.
No mês de junho, o Donas do Negócio chegou até 28 agências
“O programa passa de 5 mil associadas presentes e, recentemente, extraímos do programa 500 associadas que elevaram o patamar da sua empresa, deixaram de ser MEI (Microempreendedora Individual) e ME (Microempresa) para se tornar pequena, média ou grande empresa, então, não faz mais parte do programa e este é o nosso intuito, de levar informação, capacitação e fazer essas mulheres se comunicarem com outras mulheres, fortalecendo suas conexões, principalmente, para empresas que estão no início do seu negócio, com o faturamento de até 360 mil”, disse.
A assessora, liderando todas as regiões, tanto em Mato Grosso do Sul, como Tocantins e Oeste da Bahia, fala que o desafio também trouxe crescimento pessoal e profissional. “Consigo me relacionar muito mais com essas mulheres, entendendo a realidade delas, tendo um olhar clínico do que é interessante levar para elas e alimentando a minha pessoa física, de informação, conhecimento, aumentando as minhas relações, conexões com outras mulheres e expandindo a minha forma de pensar. Me sinto muito privilegiada de poder ser uma líder de um programa que apoie e fomenta o empreendedorismo em todas as áreas de atuação”, finalizou.
‘Capacita +’, ‘Prontas pra Voar’ e ‘Feira da Empreendedora’

A jornada de conhecimento para mulheres empreendedoras, associadas do Donas do Negócio, envolvem workshops, feiras, treinamentos e acesso a vídeos que abrangem diversas áreas do empreendedorismo e que ajudam no desenvolvimento sustentável do negócio. Mais recentemente, além de CAPACITAR, CONECTAR, FOMENTAR e INSPIRAR, as associadas da Cooperativa tiveram acesso ao o CAPACITA +.
A trilha de capacitação é o material mais recente pensado e planejado para as empreendedoras, que não precisam assistir os vídeos em horário marcado, tendo acesso vitalício ao conteúdo.
Outro motivo de orgulho é o programa “Prontas pra Voar”, em que centenas de associadas elevaram o patamar do seu negócio e se tornaram pequenas, médias ou grandes empresas. São mulheres que não só elevaram o faturamento, bem como utilizaram da parceria estratégica da Cooperativa e tiveram visão de longo prazo para uma inclusão econômica, avançando em relação as carteiras equivalentes.
Para nós, do Sicredi, é uma satisfação saber que o Donas do Negócio vem se expandindo e ajudando a tantas mulheres a se capacitarem profissionalmente.
Curtir (1)