Empreender é sinônimo de transformação. Para muitas mulheres, significa conquistar autonomia, garantir o sustento da família e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde vivem. Nesse cenário, o Sicredi acredita que crédito, soluções financeiras, conhecimento e cooperação formam um conjunto poderoso para tornar sonhos realidade e fortalecer o protagonismo feminino.
Hoje, milhares de mulheres fazem parte da instituição e muitas delas estão à frente de pequenos e médios negócios. No cooperativismo, encontram uma alternativa sólida para empreender com independência e sustentabilidade. Apenas em linhas de crédito voltadas ao público feminino, já foram investidos R$ 22,4 milhões em empreendimentos liderados por mulheres em todo o Brasil.
Com mais de 9 milhões de associados no país, o Sicredi reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades ao fomentar o empreendedorismo feminino. Segundo levantamento do Sebrae, o Brasil conta com 30,4 milhões de pessoas donas do próprio negócio. Desse total, 10,4 milhões são mulheres — 34,1% do total. O número mostra a força crescente das empreendedoras, que registraram um aumento de 42% entre 2012 e 2024. Outro dado relevante: mais da metade delas (52,3%) são chefes de família.
A pesquisa ainda aponta que o perfil predominante dessas empreendedoras é de mulheres entre 30 e 49 anos, representando cerca de 60%. Muitas conciliam a rotina da gestão empresarial com as responsabilidades domésticas. Metade não conta com ajuda em casa e, além disso, 73% são mães. Entre elas, 37% criam os filhos sozinhas, reforçando o papel de liderança e resiliência dessas mulheres que transformam desafios em oportunidades.
Curtir (0)