O mercado fitness aposta em tecnologia para aprimorar treinos e melhorar a experiência do cliente
O avanço da tecnologia tem possibilitado que muitas áreas se beneficiassem de novas ferramentas para aprimorar processos e melhorar a experiência do cliente. Diante das inovações, a gamificação – “gamification” em inglês –, tem ganhado um destaque significativo tanto nas estratégias corporativas quanto no campo educacional do Brasil e do mundo, como uma mudança revolucionária nos negócios e dentro das salas de aula.
Essa prática introduz elementos de design e mecânica de jogos em cenários de não entretenimento, buscando engajar, motivar e influenciar comportamentos. Como resultado, a gamificação se revela como uma estratégia capaz de transformar atividades que são geralmente monótonas em experiências envolventes, aproveitando a diversão dos jogos.
Um dos segmentos que têm se beneficiado da gamificação é o mercado fitness, como é o caso da rede de academias, Red Fitness. O CEO da empresa, Ronaldo Godoi, conta que as soluções de gamificação se ajustaram perfeitamente à ideia de dinamizar os treinos dos alunos e o desempenho dos funcionários.
“O princípio é dar pontos de acordo com as etapas que os matriculados vão cumprindo. Quem vencer os desafios ganhará bônus para usar em estabelecimentos parceiros”, explica.
Foram investidos mais de R$ 6 mil para criar o aplicativo desenvolvido junto com a TuTo – empresa especializada em gamificação e engajamento –, que conta com inteligência artificial que ajuda até na montagem dos treinos.
Os alunos que vencerem os desafios ganham bônus para usar em estabelecimentos como iFood, Amazon e nos produtos próprios da Red Fitness. Os funcionários da rede de academias, também podem desfrutar dos benefícios da plataforma como conquistas com bonificações financeiras, premiações materiais e em formato de folgas.
“Para participar basta preencher os dados e a tecnologia ajuda em todo o processo. É uma maneira de estimular as pessoas a cumprirem suas metas e obter bons resultados. Por outro lado, nos ajuda no acompanhamento do desempenho dos funcionários”, explica Godoi.
Com o uso da tecnologia, os alunos conseguem acompanhar vídeos curtos com orientações sobre cada exercício durante os treinos, além de automatizar o processo de renovação de planos e permitir que realizem pagamentos recorrentes sem precisar passar pela recepção da academia, pois contam com sistema de débito nas nuvens, como ocorre em planos de streaming, por exemplo. Além de tudo, com o software que foi instalado em 2019, a Red Fitness consegue agir rápido na solução de problemas.
“Vamos desde as mensagens personalizadas de feliz aniversário até acessos a dados mais relevantes, incluindo frequência de treinos, ausência e inadimplência. Com isso, podemos identificar aqueles alunos com maior potencial de desistência e agir para reverter cancelamentos antes que eles ocorram”, esclarece Ronaldo.
Sobre a Red Fitness
A Red Fitness é uma rede de academias fundada em 2013 pelo casal Ellen Fernandes e Ronaldo Godoi. A companhia oferece, além das modalidades triviais, a Micro Gym Red Burn — modelo patenteado de treino. Hoje, com cinco operações em funcionamento e duas em implantação no Estado de São Paulo, a marca está em expansão das unidades para todo o país por meio do franchising. Mais informações, acesse: RedFitness.