Iniciativa do programa Donas do Negócio promoveu rede de apoio e impulsionou empresas das associadas em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia
Nos dias 14 e 15 de setembro, Luís Eduardo Magalhães (LEM), Bahia, sediou a segunda edição da Liquida da Empreendedora, um evento voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, promovido pelo programa Donas do Negócio da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. Com a participação de 50 lojas dos mais diversos segmentos, a feira reuniu empresárias locais em um espaço de networking, cooperação e crescimento mútuo. A iniciativa buscou dar visibilidade às mulheres empreendedoras e destacar o papel do cooperativismo na promoção de uma economia mais justa e sustentável na localidade.
Cooperação em foco
Jessica Lorrane, gerente exclusiva do Donas do Negócio, expressou seu entusiasmo em participar da organização do evento. Ela ressaltou importância de apoiar mulheres empreendedoras.
"Como gerente exclusiva, me sinto profundamente honrada em atender ao público feminino empreendedor, mulheres que são verdadeiras inspirações de coragem e determinação. Ver a força, a criatividade e o impacto que cada uma delas gera em suas comunidades foi emocionante. É um orgulho imenso poder contribuir para o crescimento e sucesso dessas mulheres extraordinárias", afirmou Jessica.
Além da exposição de produtos, a Liquida da Empreendedora ofereceu diversas atividades voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento profissional das participantes. Emily Lima, gerente exclusiva do Donas do Negócio da agência Integração, compartilhou sua satisfação com o sucesso da feira.
"Este ano tivemos 50 lojas de diversos segmentos presentes, como perfumaria, artesanato, confecção, e muito mais. É encantador poder acompanhar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino na nossa região, ver a força dessas mulheres unidas, incentivando umas às outras e reconhecendo que, no mercado, elas são parceiras e não concorrentes", destacou Emily.
A gerente exclusiva ainda mencionou o sucesso das ações paralelas, como o aulão de zumba em apoio ao Setembro Amarelo e as mentorias do Comitê Mulher, que contribuíram para o envolvimento de mais de 500 visitantes.
Conectar para fortalecer a comunidade
O impacto da Liquida da Empreendedora vai além do simples incentivo ao consumo. Para Otoniel Martins, gerente da agência central de Luiz Eduardo Magalhães, o objetivo principal do evento é “conectar e tirar mulheres empreendedoras do anonimato“. Segundo ele, muitas dessas empreendedoras têm seus negócios próprios em casa e, muitas vezes, não encontram espaço para divulgar seu trabalho.
"Aqui, conseguimos conectá-las com a comunidade, gerando renda e sustentabilidade para suas famílias. É uma oportunidade de visibilidade e de gerar conexões reais e transformadoras", afirmou Otoniel.
A perspectiva humanizada do evento também se reflete nos depoimentos das associadas do programa. Ana Leire, empreendedora local e participante ativa do Donas do Negócio, destacou o papel do cooperativismo na promoção de uma economia mais justa. “Além de todos esses valores, o evento trouxe a importância do cooperativismo, que promove uma economia justa e igualitária não somente para as mulheres empreendedoras, mas para toda a comunidade”, reforçou Ana ao demonstrar como a iniciativa vai além do aspecto financeiro e toca diretamente na transformação social.
Setembro Amarelo e empreendedorismo
Outro ponto alto da segunda edição da Liquida da Empreendedora foi a integração do evento com a campanha Setembro Amarelo. Matheus Dreges, gerente da agência Integração LEM, explicou como a programação uniu diferentes propósitos.
"Esse ano, a Sicredi somou três grandes iniciativas em um só evento: o Liquida Empreendedora, o Setembro Amarelo com aulas de zumba e fitdance, em parceria com a Academia Matrix, além das mentorias de saúde mental promovidas pelo Comitê Mulher. O Donas do Negócio é sobre isso: colocar a mulher como protagonista de sua carreira, dos seus negócios e da sua vida", comentou Matheus.
Day Biselo, associada e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de LEM, também observou o impacto positivo da feira. “Foi uma honra ver esse evento na dimensão que teve e poder contribuir para o negócio dessas mulheres, fazendo com que elas enxerguem o potencial que têm. Juntas somos mais fortes e é isso que buscamos com o Donas do Negócio“, afirmou.
Uma rede de apoio e crescimento
A segunda edição da Liquida da Empreendedora deixou claro que, quando as mulheres se unem e são apoiadas, o impacto é profundo e duradouro. Cada participante, cada iniciativa e cada parceria feita durante o evento reafirmam o poder do cooperativismo e da comunidade em promover mudanças significativas.
Para quem quiser conferir mais sobre como foi esse encontro inspirador e ver de perto as histórias de transformação, não deixe de acessar nossa galeria de fotos. Acompanhe de perto a força e a beleza do empreendedorismo feminino em ação!