Do enfrentamento de câncer à pandemia, Pêtrian fez de seu quarto o início de
uma loja que busca vestir mulheres com essência e personalidade
Natural de Central, Bahia, aos 41 anos, Pêtrian de Souza é dona e empresária da loja de roupas Donna Pê Store, localizada na cidade de Barreiras/BA e associada do Donas do Negócio na Agência Barreirinhas. Casada e mãe, desde pequena ama estudar e adquirir conhecimento. Formada em processos gerenciais, sua história é regada pela fé e suor.
Em 2017, Pêtrian foi surpreendida com um diagnóstico de câncer. Da desilusão, encontrou um novo caminho. “De todas as possibilidades que existiam na minha vida para eu desistir, foi onde eu encontrei a oportunidade de recomeço e de me conectar comigo, com a minha essência que hoje é o propósito da minha marca”, lembra.
Após o tratamento do câncer, veio outro choque: a pandemia da Covid-19, que ela descreve como um período difícil e desesperador. Com apenas uma caneta, uma caderneta e a Bíblia, decidiu revisitar os sonhos da infância e tirar do imaginário aquilo que ainda queria realizar. “Foi quando eu comecei a criar, a trazer a identidade do meu coração, aquele desejo, para a minha caderneta”.
Sonhando grande
Do papel para a realidade, em junho de 2021, com 500 reais, a Donna Pê chegou ao mercado. Era uma parede do quarto da empresária, uma arara, um manequim e doze peças. Com um estilo mais clássico e elegante, Pêtrian começou a vender as primeiras peças para conhecidas, e pouco a pouco, o sonho foi tomando forma.
“A parede do quarto ficou pequena, fui para a área de serviço, montei um pequeno quarto, já era um pouquinho maior do que uma única parede. O fundo ficou pequeno, quebrei a parede de um dos meus quartos e fiz de um quarto a primeira loja. Com um ano depois esse quarto ficou pequeno e saí para um local físico que hoje é o qual me encontro”, conta.
Ter um propósito definido fez toda a diferença para Pêtrian e seu empreendimento. Desde o planejamento, ela se preparou para pensar grande, estruturando a loja com manual de colaboradores e sistema de controle. “Eu sou pequena, mas eu penso grande”.

De donna para donas
“Eu amo de coração o verdinho, o Sicredi, indico pra toda mulher”. Pêtrian se juntou ao Donas do Negócio há um ano, através de um convite de uma amiga. Desde então, o apoio se tornou estratégico. Para ela, esse suporte conta com um diferencial humanizado que é convertido em resultado. “O Sicredi tá ali, sempre nos visitando, isso é muito importante. Aquele corpo a corpo faz a diferença, nos dá segurança pro pequeno [empreendedor], porque eu sou pequena, só tenho quatro anos”.
Pêtrian já utilizou o capital de giro e outros produtos financeiros pelo Donas e reconhece que o crédito foi fundamental. “Eles nos ensinam a gerir, facilitam, ajudam, te orientam, estão ali contigo e te ajudam a crescer. Tem uns seis meses que eu peguei meu capital de giro, que fez uma grande diferença no meu negócio, porque me deu visão e também possibilitou adquirir uma linha de financiamento para a loja”.
Mais do que crescer sozinha, ela acredita que evoluir em conjunto é ainda mais poderoso. “Eu convido pra tudo que tem de evento que agrega valor na carreira dessa mulher, porque eu sei o quanto é importante. Eu já fui essa mulher fora do meu negócio, eu sei o quanto é importante umas apoiarem as outras. Me apaixonei desde a primeira vez que eu ouvi falar do Donas. É um Donas que se conectou com a Donna”, comenta.

Vestindo mulheres reais
Mais do que vender roupas, a Donna Pê busca oferecer uma experiência de consumo diferenciada para seu público-alvo. “Eu busco sempre pensando no bolso da minha cliente, não só no meu retorno. Eu quero agregar valor na vida dela, porque quero permanecer na vida dela. Aqui, além de peças de qualidade com valor acessível, a cliente encontra também uma consultoria gratuita, que deixa essa mulher ainda mais feliz”, explica Pêtrian.
Atenta às demandas de seu público, a empreendedora também tem se dedicado a incluir tamanhos maiores em sua coleção. Hoje, a loja oferece peças que vão do tamanho P ao plus size, com numeração até 50. “Eu escuto muito a minha audiência, e percebi que havia uma grande dificuldade de encontrar looks harmônicos e bem montados para mulheres maiores. O mercado não oferece peças bonitas para esse público. Então esse se tornou um desafio gostoso de trabalhar, trazendo peças estruturadas e elegantes também para elas”, conta.
Com estilo clássico, propósito inclusivo e a missão de valorizar mulheres reais, a Donna Pê se tornou mais do que uma marca: é um espaço de acolhimento e inspiração.
