Do pequeno ao grande empreendedor, todos iniciaram o negócio com um sonho. A partir dali e, de acordo com as condições do momento, buscaram empreender. Sendo assim, você, associada do Donas do Negócio, deve conhecer os programas que incentivam o empreendedorismo, principalmente, ao se tornar uma incentivadora de outras mulheres.
O Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, foi regulamentado em maio deste ano, com a intenção de ajudar famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico e que desejam melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo.
Ele oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer abrir seu próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.
Quem pode participar?
Podem participar pessoas entre 16 e 65 anos que tenham seus dados atualizados no CadÚnico. O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que muitas vezes enfrentam mais dificuldades para conseguir oportunidades.
Várias instituições já estão trabalhando com o programa para oferecer esses benefícios, entre elas, grandes empresas, como a Coca-Cola, McDonald’s e Carrefour, por exemplo, criando vagas de emprego e apoiando pequenos negócios.
Quem deseja um empréstimo, por exemplo, pode buscar instituições que trabalham com o Programa Nacional de Microcrédito, como é o caso do Sicredi. O que mais pode fazer o Acredita no Primeiro Passo?
- Identificar pessoas cadastradas no Cadastro Único e incentivá-las a se inscrever no Portal do Programa Acredita no Primeiro Passo;
- Buscar novos parceiros para fortalecer a rede (outras entidades públicas);
- Oferecer cursos de qualificação no portal;
- Fornecer assistência técnica e gerencial para empreendedorismo e estruturação de negócios;
- Ampliar a oferta de serviços financeiros, como acesso ao microcrédito produtivo orientado e garantido;
- Coletar dados relevantes para o município sobre vagas de emprego e cursos de qualificação gratuitos na região, além de outras informações; e
- No setor privado, disponibilizar vagas de trabalho e contratar pessoas compatíveis com o perfil da empresa.