Evento reuniu mulheres empreendedoras e incentivou o fortalecimento do empreendedorismo feminino
Campo Grande foi palco de mais uma ação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia lançou o programa Donas do Negócio na Agência UFMS e Agência Tamandaré, na noite desta quarta-feira (17). O encontro reuniu mulheres empreendedoras da cidade para apresentar a iniciativa, desenvolvida em parceria com a IFC (International Finance Corporation).
As associadas foram recebidas pelo presidente da Cooperativa, Celso Régis, que destacou a importância do protagonismo das mulheres na economia. “Nosso propósito é proporcionar a cada uma de vocês oportunidades, capacitação, orientação e ferramentas de gestão para fortalecer seus negócios. Eu acredito muito na força do cooperativismo: somos uma empresa de coração, que vai além do mercado financeiro. Cooperativas constroem um mundo melhor.”
O diretor-executivo, Luís Guilherme Trindade, também enalteceu o força do programa. “Iniciamos o Donas do Negócio em 2022 com um único objetivo: apoiar e contribuir para o dia a dia da gestão das empresas lideradas por mulheres. Não se trata apenas de uma iniciativa financeira, mas de um programa voltado à formação, à educação e ao crescimento das empreendedoras. Hoje celebramos com alegria o fato de já termos mais de 4500 mulheres participando do programa, que vem transformando realidades e fortalecendo negócios. Nosso papel é oferecer informação, reflexão e ferramentas para que essas empresárias possam crescer de forma sustentável.”

Para Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e responsável pelo Donas do Negócio, o programa gera resultado para a sociedade. “Hoje o Donas do Negócio já reúne mais de 4,5 mil mulheres empreendedoras. E o impacto é real: mais de 450 delas já conseguiram aumentar o faturamento de suas empresas a ponto de mudar de categoria, deixando de ser MEI ou ME. Isso mostra que o programa não só inspira, mas gera resultado concreto para os negócios e para a economia local.”
Os gerentes das agências contaram com empolgação sobre o lançamento do programa, ainda mais se tratando da agência mais antiga da Cooperativa, no caso a UFMS com 38 anos e a mais nova de Campo Grande, a Tamandaré com um ano de funcionamento.
“Estamos muito felizes em implantar esse programa na nossa agência. Ele vai oportunizar que mulheres empreendedoras, empresárias e donas de seus próprios negócios tenham ainda mais apoio para crescer suas atividades, aumentar sua renda e alcançar voos cada vez mais altos”, afirmou Pedro Eich, gerente da Agência UFMS. Já Daniel de Freitas Maciel Rezende, gerente da Agência Tamandaré conta que o Donas do Negócio é um cuidado muito zeloso da cooperativa para que os negócios das associadas possam se desenvolver, com mais capacitação e direcionamento financeiro. “Como nossa agência já contava com o Comitê Mulher, a recepção tem sido muito positiva — e até ansiosa, eu diria. Agora, além dos encontros que já realizávamos, vamos atuar de forma ainda mais específica no desenvolvimento dos negócios dessas mulheres. Estamos muito entusiasmados com os resultados que virão.”
Durante o lançamento, as gerentes exclusivas foram apresentadas. Viviane Vargas pela Agência UFMS e Francielly Ribeiro pela Agência Tamandaré. Ambas estão lisonjeadas com o desafio e a disposição das associadas para cresceram juntas com o programa.

O lançamento ainda contou com a palestra “Como ter uma imagem profissional positiva”, ministrada pela consultora de imagem Larissa Almeida. “Como donas de negócios, precisamos alinhar nossa aparência, comportamento e comunicação ao perfil do nosso público. Se o cliente é mais simples e descontraído, mas nós nos apresentamos de forma muito formal e distante, perdemos a conexão. O propósito é sempre criar proximidade, gerar identificação para que as pessoas gostem de nós, se sintam à vontade e, consequentemente, comprem nossos produtos e serviços. Não existe certo ou errado na forma de se vestir ou se apresentar, o importante é pensar na mensagem que queremos transmitir e no que faz sentido para o nosso público, para então desenhar a estratégia de imagem profissional.”
Programa Donas do Negócio
O programa, mais do que disponibilizar produtos e serviços financeiros, oferece um pilar de apoio não-financeiro, com conteúdos e capacitações divididos em quatro eixos: informação, capacitação, conexão e inspiração.
As agências participantes contam ainda com uma gerente exclusiva para atendimento às empreendedoras, além de soluções financeiras personalizadas, como máquina de cartões Smart, seguro de vida, consórcio com condições especiais e capital de giro com taxas e documentação facilitadas.