As empresárias fortaleceram o networking, além de poder relatar as suas histórias de garra e superação durante a jornada empreendedora
Ao final do mês de agosto, o Donas do Negócio organizou a sua primeira rodada de negócios entre as associadas do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. As agências localizadas nas cidades-sede do projeto promoveram a ação que contempla o pilar conectar, para que as empreendedoras tivessem acesso à troca de experiências a fim de estabelecer uma conexão duradoura, além de estreitar relacionamento por meio da reflexão sobre assuntos pertinentes ao universo do empreendedorismo de mulheres.
A reunião para associadas em Araguaína (TO) aconteceu no dia 26 de agosto, com o seguinte tema proposto para discussão entre as participantes: “Empreendedorismo feminino: quais são os desafios?”. Conforme explica Áudila Pereira de Souza, gerente exclusiva DN na cidade-sede, seis associadas participaram dessa primeira edição da rodada de negócios, em que tiveram a oportunidade de expor as suas empresas e ainda pontuar os desafios inerentes às suas jornadas de trabalho.
“O encontro foi muito enriquecedor. Houve realmente um propósito a ser atingido, que é contemplar a nossa missão de conexão. Todas as empresárias puderam apresentar as suas histórias, os seus negócios e, de fato, houve uma interação entre elas. Foi tão interessante que muitas já eram clientes do estabelecimento comercial da outra, mas não sabiam quem era a proprietária do local”, explicou Áudila.
Ainda sobre a questão do enfrentamento de desafios específicos da mulher imersa no mundo corporativo, a gerente exclusiva DN de Araguaína ressaltou que todas as associadas enfrentaram, em um determinado momento de suas histórias de vida, situações desafiadoras de machismo.
“Algumas tiveram que ir contra à vontade dos maridos, outras ‘ganharam’ a empresa de presente dos companheiros para que tivessem alguma ocupação, sem saber ao certo como gerir um negócio. Mas essas experiências as motivaram a ir além, e o feedback do encontro foi muito positivo, com indicação de novas associadas para que igualmente possam integrar esse projeto transformador”, conclui a gerente DN.
Em Paraíso do Tocantins (TO), a gerente exclusiva DN, Monica Cintra de Godoi, conduziu a rodada, também no dia 26 de agosto, com o tema: “Dificuldades das mulheres no mercado de trabalho”. Para ela, por ser o primeiro encontro do gênero, a princípio assustou um pouco, mas ao final, a troca de experiências foi um grande aprendizado.
“A primeira rodada foi algo que acrescentou demais nas nossas vidas. O contato com todas as mulheres, por mais que apresentem diferentes histórias, com atuação em ramos de atividade distintos, constatamos que a dor e as dificuldades são as mesmas. Poder contribuir para melhorar essa questão é gratificante para nós, já que aprendemos junto com elas também”, analisou Monica.
Já Nayanne Ferreira Rosário, gerente exclusiva DN em Porto Nacional (TO), liderou a rodada de negócios no dia 30 de agosto com o tema: “Compartilhando as experiências do primeiro negócio”. Ao abordar o assunto, Nayanne afirma que o encontro foi energizante, pois sentiu realmente que o programa Donas do Negócio está em plena operação.
“As associadas estão encantadas com o projeto. Elas se sentiram muito felizes com o convite, com a valorização dos seus negócios e até postaram fotos em suas redes sociais. Todas gostaram de ouvir as experiências da outra e o sucesso do encontro nos deixa com a expectativa de planejar novos assuntos para as próximas rodadas”, acrescentou Nayanne.
Networking com capacitação em investimentos
No dia 26 de agosto, a agência-sede do Donas do Negócio em Campo Grande (MS) realizou, além da rodada de negócios, uma mini capacitação com o tema “Descomplicando investimentos”, conduzida por Camila Fonzar, gerente de investimentos do Sicredi, ao lado de Dielli Arruda, gerente exclusiva DN na Capital sul-mato-grossense.
“O encontro entre as participantes foi emocionante. Cada uma trouxe, em sua bagagem, experiências de dor, superação e aprendizado durante a sua jornada empreendedora, compartilhada ali na rodada de maneira muito generosa. Elas se sentiram acolhidas, e nessa troca de experiências, sairam fortalecidas do encontro. Eu amei!”, finaliza Dielli.
De acordo com Camila Fonzar, foi muito prazeroso falar sobre investimentos para mulheres tão batalhadoras. “Levamos um pouco das nossas linhas de investimentos, de uma maneira descomplicada, mostrando que, ao respeitar uma organização financeira e o planejamento de curto, médio e longo prazo, é possível realizar os nossos sonhos, sejam eles tanto pessoais quanto profissionais”, concluiu.
Curtir (1)