*Por Dariane Gatto
Mesmo o melhor lugar do mundo sendo dentro de um abraço, muitos de nós não resistimos a “uma passadinha rápida” no shopping, seja para um café com os amigos, um sorvete com o filho, buscar um produto que você está precisando, aproveitar e já ficar para o almoço, ver as novidades em seguida, antes de voltar à rotina.
Tem gente que malha no shopping, usa a lavanderia, a livraria como biblioteca e os cafés como espaço de trabalho para fazer reuniões.
Tem pessoas que se hospedam em hotéis dentro do shopping para ficar perto de tudo, você já observou isso? Sempre observei. Deve ser porque também sou uma dessas pessoas.
E porque esses locais são tão frequentados, você já parou para pensar?
Antes da pandemia eles eram um dos meus bate-pernas favoritos, não só na cidade que moro, mas também quando viajo para outras cidades e países, uma das coisas que sempre presto atenção é no abençoado do local que reúne dezenas, outros até centenas de opções.
Sejam opções de comida, roupas, sapatos, eletrônicos, cosméticos, a sensação é que ali a gente encontra tudo o que precisa.
Opa, eu disse sensação?
Me deixe corrigir, é uma realidade, são locais planejados para que tenhamos uma experiência completa. Cada um desses centros comerciais tem pessoas com interesses diferentes que circulam por lá, e tudo é preparado para atrair e manter a atenção dessas pessoas pelo maior tempo possível dentro do local.
A venda precisa acontecer ali. O cliente precisa se encantar e tomar a decisão de compra ali, sair com o item em mãos.
Já aconteceu de você sair alguma vez de um shopping com algo que não era prioridade, mas você ficou namorando, namorando e em uma “passada rápida” dessas você levou? Então você sabe do que estou falando.
Pois é, este exemplo tem um ponto fundamental que eu quero tocar com você, a diversidade de produtos e serviços que é possível encontrar em um único ambiente.
É claro que a minha sugestão não é para que o seu negócio se torne um shopping, não é isto, por favor.
Mas, quero te convidar a olhar de forma mais estratégica, não dá para oferecer um único serviço a vida toda, sem agregar mais nada ali e esperar que o cliente continue consumindo sempre com você, feliz da vida.
Como empreendedora, seu papel para que o negócio cresça é usar a criatividade, identificar quais são as necessidades que ele apresenta, não fique esperando que o cliente venha te dizer qual é a experiência de consumo que ele deseja viver com o seu negócio, observe o que ele precisa, agregue, traga novidades, veja formas de oferecer uma experiência completa para quem te escolhe.
Na última semana estive em uma loja de colchões para gravação de um entrevista, lá eles vendiam colchões, mas também vendiam sofás, objetos de decoração, arranjos artificiais, colchas, mantas, almofadas de sofá, poltronas, cabeceiras e aromatizadores de ambiente.
Se só vendessem o colchão, com toda certeza, quem compra todos os demais itens que mencionei para você, compraria em outra loja, e não tem nada de errado nisto, é apenas uma oportunidade de venda perdida, porque de qualquer forma é algo que aquele cliente pode e vai buscar em seguida, os produtos acessórios para o seu colchão, para tornar a sua casa mais aconchegante.
As pessoas buscam uma experiência completa, ter que ir em mil e um lugares diferentes para organizar um quarto não é algo que alguém deseje, principalmente nos dias de hoje.
Diversificar, entender de verdade a experiência do seu cliente com você, sem dúvida vai abrir a sua mente e o seu caixa para aumentar o faturamento. Ter opções que encantem e valorizem a sua solução como a melhor escolha, vai te ajudar a manter seu cliente fiel a sua marca.
Diversificar é vender mais e não ficar na mão de um único produto ou serviço.
Porém, tome cuidado para não se perder quando for escolher o que vai oferecer, aqui divido com você cinco dicas para diversificar seus produtos de forma estratégica, mantendo o foco do seu negócio:
- Identifique quais são os itens mais buscados pelo seu cliente e que hoje você não possui, separe um local para anotar e toda vez que for feito um pedido, um orçamento ou até mesmo uma busca pelas pessoas que frequentam seu negócio, você contabiliza para analisar;
- Necessidades identificadas por você e também as pedidas pelos clientes em mãos, veja em quantos itens que você listou adicionam de custos e receita para sua operação.
- Encontrou um produto / serviço que vale a pena incluir na experiência do seu cliente? Teste com um pequeno grupo antes de anunciar para todos, veja como vai funcionar na prática e então decida se vai manter no seu portfólio.
- Use a criatividade para surpreender, trazer novidades, mostrar quais são as possibilidades adicionais dentro daquilo que seu cliente já consome costumeiramente, apresente um mundo novo à ele, desperte a sua curiosidade.
- Acompanhe as tendências do seu mercado, do seu segmento. O que está mudando, o que você precisa fazer, atualizar na experiência que você oferece? Sua experiência é mais completa para o cliente do que a dos seus concorrentes? Se a resposta for não, liste o que precisa melhorar e coloque em prática.
A saúde do seu negócio não pode depender de um único produto ou serviço, afinal já dizia o antigo provérbio português: não coloque todos os ovos em uma única cesta.
Dariane Gatto, sócia fundadora da Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do Mulheres que Lideram. Atua como Estrategista de Negócios & Mentora para Líderes e Empresários, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de mudanças, gestão pública municipal e pós-graduanda em marketing e negócios digitais, master coach, certificada DISC, QEMP, ALPHA, HCMBOK e PMP, com mais de 1000 líderes impactados por seus programas e mais de 100 empresas atendidas para desenvolvimento de seus negócios, sócios e lideranças.
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