O Dia dos Pais, uma das principais datas comerciais do segundo semestre, trouxe resultados positivos para o comércio eletrônico. Segundo a LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, o GMV (volume de vendas) das empresas que utilizam suas plataformas de e-commerce aumentou 43% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi observado especialmente nas plataformas Tray e Bagy, que oferecem serviços como criação de sites, integração com marketplaces e marketing para PMEs.
Entre julho e agosto de 2023, as PMEs que operam lojas virtuais na Região Nordeste movimentaram R$ 34,2 milhões. Este desempenho supera o crescimento geral do comércio no Dia dos Pais de 2023, que foi de 2%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para 2024, a CNC estima um aumento de 4,7% nas vendas.
Os produtos mais vendidos durante o período incluem autopeças, roupas, calçados, acessórios, joias e eletroeletrônicos. Thiago Mazeto, diretor da Tray, destacou a importância do Dia dos Pais como um termômetro para o desempenho do setor no segundo semestre. Ele ressaltou que é uma oportunidade para os lojistas investirem em promoções e kits para atrair consumidores e impulsionar as vendas.
O aumento nas vendas também resultou em uma maior demanda por serviços logísticos. O Melhor Envio, integrador de fretes, registrou um aumento de 7,6% no volume de encomendas, com 130 milhões de pedidos enviados durante julho e agosto de 2023. Do total, 5,4 milhões de envios foram realizados nos estados do Centro-Oeste. Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, enfatizou a importância de oferecer opções de frete atrativas, já que o custo do frete é um fator crucial na decisão de compra do consumidor.
No que diz respeito aos métodos de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o mais utilizado, principalmente por permitir parcelamentos. No entanto, houve um crescimento significativo no uso do Pix. Monisi Costa, diretora de Payments & Banking da Vindi, destacou que oferecer uma variedade de opções de pagamento é essencial para reduzir a taxa de abandono de carrinho, garantindo uma experiência de compra mais fluida para o consumidor.
*Com informações da Assessoria
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