Estudo mostra que o benefício disparou o nível de engajamento do público, também proporcionando um aumento de 85% no gasto por consumidor
Estudo analisando o comportamento de compra de mais de 5 milhões de consumidores de 24 redes varejistas que já têm o cashback como parte da estratégia de venda apontou que os clientes que recebem o benefício na sua primeira compra têm uma retenção 4,8 vezes maior após 6 meses, em relação àqueles que não obtiveram a vantagem.
Conduzida pela IZIO&Co, plataforma de programas de fidelidade e ativação para o varejo, a pesquisa apontou que a solução trouxe um gasto por consumidor 85% mais elevado em comparação aos demais que não tiveram cashback. O faturamento foi de R$ 883,4 mil adicionais a cada 1 mil clientes engajados.
O estudo ainda mostra que os clientes que recebem cashback têm frequência 57% maior e ticket médio 18% maior do que aqueles incentivados por descontos imediatos ou outra alavanca promocional dentro do programa de fidelidade.
Para Rodrigo Matheus, gestor da IZIO&Co, os números comprovam que essa é uma estratégia que supera outras em termos de engajamento rápido e fidelização eficiente do público-alvo. “O consumidor tem o benefício materializado na sua carteira digital e isso é definitivamente o fator que o faz optar por uma rede em detrimento de outra. Portanto, é uma solução que amplia e acelera as vendas por se tratar de um benefício real, o qual é oferecido a quem está do outro lado com transparência e sem burocracias”, afirma.
O levantamento indicou as vantagens em aderir à ferramenta de retenção. “O cashback sendo bem utilizado, mostra que pode ser a principal ferramenta para acelerar de uma forma mais simples os resultados de um programa de CRM ou Fidelidade para o varejo”, ressalta Rodrigo.