A Black Friday acontece amanhã e empresas de diversos segmentos e setores já se planejaram para atender à alta demanda de consumidores do período. Vale destacar que de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) a Black Friday de 2022 deve movimentar cerca de R$6 bilhões no comércio eletrônico brasileiro. Paralelamente, o número de empresas que utilizam o botão do WhatsApp – que ajuda a capturar contatos e abrir conversas no aplicativo – aumentou em 43%, segundo uma pesquisa interna da RD Station.
Nesse contexto, garantir que o atendimento irá funcionar de ponta a ponta é essencial, especialmente quando se trata de conversational – e as, cada vez mais famosas -, compras pelo WhatsApp.
Robinson Friede, diretor de marketing na RD Station, nesses dias que antecedem a Black Friday, destaca a importância de se atentar a quatro pontos:
- Garantir que o site e redes sociais tenham um botão de WhatsApp para iniciar conversas.
- Programar respostas automáticas, via chatbot ou humano, de maneira rápida e eficiente para garantir que nenhum contato seja desperdiçado e que o processo de compra seja a melhor possível.
- Criar experiências que ajudem o usuário a resolver dúvidas ou problemas com relação à marca ou a um produto. O conversational tem o poder de entregar essa comunicação fluida, que pode resolver diversas questões diferentes dos usuários.
- Garantir que todas as informações estejam vinculadas a um software de marketing e vendas seguro, de acordo com regras de privacidade estabelecidas pela LGPD.
Friede destaca que o conversational é sobre conversas, logo, pensar em estratégias que valorizem os serviços e produtos ao mesmo tempo em que respeita o cliente é fundamental. “É importante pedir permissão para contatar clientes e leads, pois, mais do que em outros canais, no WhatsApp é fundamental entregar a mensagem certa na hora certa. O aplicativo é um canal muito pessoal e contatos sem propósito podem ser considerados invasivos, comprometendo a entregabilidade de mensagens caso o número que envia seja bloqueado ou marcado como spam”, diz.