Segundo escritor Uranio Bonoldi, não se pode deixar que networking e uso de redes sociais ofusquem a importância da boa postura no mercado de trabalho
Com a ascensão das plataformas digitais, tem se tornado cada vez mais importante no mercado de trabalho que os profissionais tenham um personal branding, uma marca pessoal, no qual se consiga alcançar status e novas oportunidades independentemente da empresa em que se atua. Isso tem levado muitos a investirem nas redes sociais, utilizando-as para se autopromover, gerando networking e estabelecendo-se como referência em determinados assuntos.
Para o escritor Uranio Bonoldi, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios, a construção de uma marca pessoal deve se iniciar com um histórico de boas decisões e uma postura autoconfiante no trabalho.
“É claro que ter uma boa imagem nas plataformas digitais pode abrir portas na carreira, mas o primeiro passo é a consistência do profissional em como ele se orienta no processo de escolha e tomada de decisões, principalmente as que trazem maiores consequências para a sociedade”, diz.
Autor de “Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”, Bonoldi defende que saber fazer escolhas alinhadas com seus princípios e valores é o primeiro passo para se ter uma reputação positiva.
“É tomando decisões diárias que você demonstra na prática quem você é enquanto profissional. A boa execução dos seus planejamentos, o resultado das suas análises, sua participação ativa nos projetos, tudo isso vai fazer com que sua marca pessoal seja mais que uma embalagem para as redes sociais”, pontua.
Bonoldi afirma que, na construção de sua marca, é fundamental praticar e cultivar o autoconhecimento, de modo a saber quais são seus valores e sua personalidade. “Se você tem confiança nas próprias qualidades, sabe bem o que quer e onde quer chegar, sabe como executar seus planos, e está disposto a tomar decisões difíceis com o uso da reflexão apurada, isso vai transparecer pelas suas atitudes. As pessoas tendem a respeitar pessoas autoconfiantes, e isso gera reputação e oportunidades.”
E não é necessário mudar sua personalidade para se adequar às demandas do mercado. “O importante é você saber quem você é para, de forma indireta, atrair empresas e colegas de trabalho que estejam na mesma página que você, sejam complementares nos seus skills técnicos e tenham os mesmos valores e propósitos”, acrescenta.
Tendo, portanto, uma consistência comprovada de atuação no mercado de trabalho, com o tempo a marca pessoal vai se consolidando. “A sua marca é algo que vem de dentro para fora, é parte do indivíduo, é genuíno, e não vai se alterar em caso de troca de emprego ou se a pessoa largar tudo para abrir o próprio negócio. Uma reputação positiva não se cria da noite para o dia, mas depois de estabelecida, ela permanece”, diz o escritor.
Só então as estratégias de networking e autopromoção nas redes sociais surgem como ferramentas para ampliar as possibilidades na carreira. “Não é sustentável ter apenas uma imagem positiva, é preciso ter bases, fundamentos, alicerces, qualidades reais e bons resultados. Isso, sim, vai fazer com que a carreira deslanche”, finaliza Bonoldi.
Sobre o autor:
Uranio Bonoldi é palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão, e professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”. Educado pelo método Waldorf, sua graduação e em seguida a pós-graduação em administração de empresas foi feita na FGV-SP. Atuou em grandes empresas como diretor e CEO.