Realizada digitalmente, a campanha da causa da atenção ao Câncer de Mama da Avon visa promover o compartilhamento de informações seguras sobre a saúde das mamas
Neste ano, a causa da atenção ao Câncer de Mama da Avon divulga no Outubro Rosa uma campanha que tem como objetivo evidenciar e promover reflexões sobre o cuidado com as mamas. A ação #EstarComElas, idealizada nos canais digitais, foi desenvolvida pela agência VML Internacional e terá divulgações simultâneas em países da América Latina como Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Equador.
No Brasil, a campanha apresentará uma série de imagens em formato de carrossel com dados e declarações em tom provocativo sobre o assunto, enquanto informa sobre temas fundamentais sobre o cuidado com a saúde das mamas. Para isso, as publicações contarão com algumas frases baseadas em comentários negativos sobre as mamas encontrados nas redes sociais, como, por exemplo, “Que peito nojento”, “Tirou o peito para aparecer”, “Menos de 30 e com o peito cheio de estrias”, entre outras. Dessa forma, a campanha busca provocar o público sobre a reflexão de que não devemos parar de falar sobre as mamas, mas que o que realmente importa não são opiniões das pessoas sobre os aspectos físicos das mamas, e sim o cuidado com a saúde delas e a opinião médica, ou seja, de um especialista no tema.
“Temos como missão diária oferecer informação de qualidade e conscientização sobre o câncer de mama, chamando a atenção para o que realmente importa, o bem-estar das mulheres, a adoção de hábitos saudáveis e o acesso a direitos. Queremos ser rede de apoio para milhares de mulheres que precisam acessar seus direitos à saúde e, para tanto, precisam conhecê-los”, explica Daniela Grelin, Diretora Executiva de Direitos e Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.
Promover diálogos construtivos sobre a saúde das mamas é um movimento necessário para apoiar as mulheres na detecção precoce da doença e no tratamento. De acordo com dados do Panorama do Câncer de Mama, estudo realizado pelo Instituto Avon, que foi incorporado pelo Instituto Natura em julho deste ano, em parceria com o Observatório de Oncologia, em 2022 o câncer de mama levou a óbito mais de 19 mil pessoas no Brasil – um aumento de 5,5% em relação a 2021. Para o ano de 2023 o Instituto Nacional do Câncer, estimou 73 mil novos casos no país, 10,6% a mais do que o estimado para o ano anterior. Além disso, também são esperados 704 mil novos casos novos para cada ano do triênio, entre 2023 e 2025.
Diante desse cenário, Renata Rodovalho, gerente de Causas do Instituto Natura, reitera o papel da conscientização para o aumento de diagnósticos precoces da doença. “A disseminação de informação de qualidade é fundamental para o aumento do acesso ao sistema de saúde e diagnóstico precoce do câncer de mama. É responsabilidade das mulheres estar atenta aos sinais do corpo e buscar ajuda em tempo oportuno, mas também é responsabilidade do gestor público garantir que a política pública esteja pronta para atendê-las”, observa.
A campanha também disponibilizará vídeos, através das redes sociais, com convidadas especiais que compartilharão informações relevantes sobre direitos das mulheres, saúde das mamas, cuidados paliativos, entre outras informações sobre câncer de mama. Entre as convidadas, estão Mariana Lorencinho, Coordenadora de causa do Câncer de Mama do Instituto Natura, e as médicas e parceiras do Instituto, a Dra. Rita Dardes, ginecologista e mastologista e a Dra. Juliana Francisco, mastologista.
“Queremos mostrar para a nossa rede de Consultoras de Beleza e para o público em geral que #EstarComElas é uma chamada para cuidarmos de nós mesmas e de todas as mulheres, aproveitando esse período do ano em que muitas pessoas estão falando sobre as mamas, lembrar que devemos mudar o foco da conversa da crítica à estética das mamas ao cuidado com a saúde delas. Queremos chamar atenção para o que realmente importa e mostrar que essas mulheres não estão sozinhas”, comenta Daniela.
Informações exclusivas
Para impulsionar ainda mais o alcance sobre o tema, a campanha conta com uma landing page exclusiva, onde estão disponíveis diversas informações e materiais, como os guias de bolso “Jornada das Mamas” e “Câncer de Mama”, que contém informações básicas como sintomas, direitos das pacientes, onde buscar orientação e dicas sobre a saúde das mamas.
Além disso, a página também conta com um mapa onde será possível visualizar os locais e datas em que as Carretas da Mamografia, projeto idealizado pelo Hospital de Amor, estarão disponíveis.
O Instituto ainda disponibilizará dados inéditos, incluindo o Índice de Conscientização, pesquisa pioneira que ressalta de forma abrangente o cenário do câncer de mama no Brasil, bem como a primeira atualização do Panorama de Atenção ao Câncer de Mama, projeto realizado pelo Instituto Avon, que foi incorporado pelo Instituto Natura em julho deste ano, em parceria com o Observatório de Oncologia.
Giro Pela Vida
O site da campanha também trará detalhes sobre o já tradicional Giro Pela Vida, evento idealizado pela causa da atenção ao Câncer de Mama da Avon para levar informações sobre o câncer de mama para mulheres e famílias. Em sua 11ª edição, o encontro será destinado para Consultoras de Beleza, Líderes e Gerentes das cidades de Arapiraca (AL), em 17 de outubro, e Goiânia (GO), em 30 de outubro.