Se destacar em um mercado competitivo envolve técnicas, tecnologias e atendimento humanizado
Fidelizar clientes é uma arte que exige dedicação, estratégia e um profundo entendimento das necessidades dos consumidores. Em um cenário competitivo, é necessário levar em consideração um conjunto de ações cuidadosamente planejadas para garantir não apenas a satisfação, mas também a lealdade dos consumidores. Segundo a pesquisa Think Consumer Goods, realizada pela Offerwise e divulgada pelo Google em 2023, 64% dos brasileiros não possuem marcas fiéis.
Para manter uma carteira de pacientes ativa, é importante pensar em alguns processos eficientes e que funcionem na prática, afinal, a insatisfação deles pode gerar uma imagem negativa para o negócio. “Desde que montamos o nosso plano de negócios, pensamos em estruturar algo consolidado em relação a qualidade do serviço e personalizado, para assim promover uma gestão alinhada e eficaz. Entendemos que o acompanhamento de forma preventiva e humanizada, gera uma relação de confiança com o nosso consumidor, fazendo com que ele fique satisfeito, retorne e indique outras pessoas para os nossos serviços”, comenta a Dra Rosane, fundadora e CEO da Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferecem cuidados com a prevenção.
Baseada nas estratégias adotadas, a CEO pontuou cinco dicas para fidelizar o cliente final, confira:
1 – Atendimento de excelência
Para qualquer segmento de negócio, busque oferecer cuidado, empatia, segurança e eficiência. “Oferecer um ambiente acolhedor com uma infraestrutura adequada, tende a fidelizar o cliente. Priorize também uma comunicação clara, assegurando que o consumidor se sinta respeitado e bem informado”, comenta Argenta.
2 – Treinamento contínuo
Ofereça treinamento e atualização constante aos colaboradores, isso aumenta as chances de todos estarem na mesma página. “Assegure que os colaboradores estejam inseridos aos valores da marca e oriente sobre operações e procedimentos que devem ser realizados, além de oferecer capacitação técnica. Workshops e simulações de atendimento garantem que eles estejam preparados para oferecer um serviço eficiente”, afirma a CEO.
3 – Relacionamento personalizado
Um relacionamento próximo e individualizado com os clientes é crucial para o sucesso. A personalização fortalece a confiança e promove a lealdade. Estratégias como empatia, escuta ativa, acolhimento individualizado e comunicação proativa devem ser implantadas em cada acolhimento. O uso de sistemas de CRM ajuda a registrar e analisar informações.
4 – Benefícios e conveniência
Facilite a vida do seu cliente, ofereça lembretes personalizados e acompanhamento pós atendimento. “Nós fazemos campanhas educativas sazonais, além de um engajamento com a comunidade e parceiros locais, o que favorece a nossa experiência e relacionamento com o nosso consumidor final. Acredito que esses esforços não só melhoram a experiência, mas também reforçam a imagem da clínica como comprometida com a saúde pública”, diz a Dra Rosane.
5 – Superando desafios
Fidelizar clientes envolve enfrentar desafios como uma concorrência acirrada. Esteja sempre atento às inovações do seu setor, garantindo assim a qualidade e personalização dos serviços prestados. A implantação de tecnologias e a criação de experiências são fundamentais para superar os desafios.
*Com informações da Assessoria
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