Um site planejado para a principal data do e-commerce gera mais faturamento ao empreendedor
Segundo pesquisa realizada pelo Google e encomendada ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem realizar uma compra durante a Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro. Faltando pouco mais de um mês para a principal data comercial do varejo eletrônico, é preciso se preparar para atender essa demanda.
“A Black Friday é um evento estratégico para todo PME que busca faturar alto e apresentar as melhores promoções para seus clientes, além de ser uma chance de trazer novos consumidores para seus canais de vendas. É uma data bastante movimentada, e é preciso estar em dia com seu site para que ele possa funcionar corretamente e não perder nenhuma venda”, orienta Lívia Lampert, gerente de marketing e produto da KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para pessoas empreendedoras e desenvolvedoras.
Confira as dicas a seguir para deixar o seu site mais preparado para a Black Friday:
Invista em segurança
É muito importante que a segurança do site esteja em dia para que o consumidor tenha tranquilidade em realizar compras online. Por isso, é indispensável que você ofereça todas as medidas de proteção possíveis. Um dos principais pontos que é preciso se atentar é o certificado de segurança SSL. Ele adiciona uma camada de defesa na comunicação entre o servidor do seu site e os dados enviados pelos seus usuários, garantindo proteção extra na hora das compras.
Fique em dia com o domínio e hospedagem do site
É essencial que o empreendedor faça a renovação do domínio de seu site para evitar qualquer tipo de imprevisto no dia da Black Friday. Assim como o registro de domínio, o plano de hospedagem também precisa de atenção nesse período. É importante conferir se os pagamentos do plano estão em dia para evitar que seu site saia do ar na semana da Black Friday.
Busque por erros nas páginas de seu site
Faça um pente fino em seu site para verificar se alguma página está apresentando erro ou está exibindo informação errada. Assim, no dia da Black Friday, o cliente poderá realizar compras sem qualquer tipo de problema.
Tenha um site responsivo
Segundo dados do IBGE, mais de 90% dos brasileiros acessam a internet por meio do celular e, por isso, é importante que o seu site esteja pronto para ser visualizado em dispositivos móveis. Além disso, ter um site com visual limpo e com as principais promoções na página inicial ajuda o cliente na hora de escolher um produto.
Esteja preparado para o aumento de acessos
Durante a Black Friday existe um grande tráfego de clientes querendo buscar as melhores ofertas. É fundamental que a infraestrutura do site esteja bem preparada para aguentar os milhares de acessos simultâneos. Uma boa solução é possuir uma hospedagem Cloud para garantir que o site não fique fora do ar.
Realize testes de sobrecarga
Mesmo que você já tenha tudo preparado para a Black Friday é importante realizar testes de stresse para entender quais pontos do site precisam de ajustes. Esses experimentos também são úteis para entender como o site irá se comportar durante a Black Friday para prever ocorrências e quais soluções serão aplicadas no dia.