Capacitações, palestras, depoimentos e encontros entre as participantes aceleraram aprendizados e potencializaram os resultados em torno do empoderamento das mulheres de negócios
A ONU instituiu, em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino no dia 19 de novembro, data que visa estimular reflexões e a conscientização sobre o papel fundamental das mulheres de negócios em mais de 160 países do mundo.
Diante do impacto e da importância desse momento para celebrar a mulher empreendedora, combater desigualdades no ambiente corporativo, além de apoiá-las no empoderamento social e econômico, o programa Donas do Negócio promoveu ações especiais ao longo do mês, que evidenciam a força e o valor das mulheres como protagonistas do desenvolvimento de suas carreiras e negócios.
Com menos de 4 meses em operação, o portal Donas do Negócio já alcançou 30 mil acessos, uma marca histórica para um programa jovem, que ainda tem muito a crescer. A disseminação das informações está indo além das fronteiras do Brasil. Mulheres dos Estados Unidos, China, Irlanda, Alemanha, Colômbia, França, Honduras, Suécia e Reino Unido também já acessaram a plataforma, que continua a avançar nas estatísticas de crescimento.
Os eixos que contemplam os pilares de informação e inspiração são de livre acesso ao público, que fornecem informações atualizadas e úteis sobre o mercado, além de inspirar as usuárias com a leitura de histórias de superação, garra e sucesso de mulheres que estão fazendo a diferença na sociedade.
O pilar de capacitação é exclusivo às associadas DN, com diversas ferramentas de aprendizado, além do game Donas do Jogo, uma ferramenta lúdica e intuitiva que promove a educação financeira entre as participantes, que acumulam pontuações conforme cumprem as atividades técnicas e culturais de maneira divertida. A iniciativa estimula a competição saudável e instigante entre as associadas. As primeiras colocadas receberão capitais sementes do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia para alavancar ainda mais os seus negócios.
Eventos especiais
Os encontros presenciais e virtuais que integram o pilar de conexão do programa deram a tônica nessa edição especial do Donas do Negócio. As rodadas de negócios, conduzidas pela assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo e líder do projeto Donas do Negócio, Jô Castro, com o escopo das gerentes exclusivas Áudila Souza (Agência José de Brito/Araguaína – TO), Dielli Diniz (Agência Avenida Bandeirantes/Campo Grande – MS), Monica Godoi (Agência Paraíso do Tocantins – TO) e Nayanne Rosário (Agência Porto Nacional – TO) possibilitaram estreitar ainda mais os relacionamentos e o networking entre as participantes.
A jornalista Vanessa Ricarte, editora do Portal Donas do Negócio, estrategista de comunicação e especialista em jornalismo corporativo, conduziu os treinamentos para as participantes das quatro agências do Sicredi que oferecem esse programa inovador – o primeiro do gênero entre as cooperativas financeiras do país.
Foram abordados temas relacionados aos efeitos da comunicação online e offline no âmbito pessoal e profissional, que implicam diretamente no desenvolvimento de carreiras e negócios. Liderança feminina, reputação, confiança e credibilidade no mercado, autoridade, influência, engajamento e ainda a geração de valor para marcas utilizando as ferramentas de storytelling empresarial foram os assuntos debatidos nos três encontros promovidos especialmente para celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
A novidade dessa primeira edição foi a capacitação de colaboradoras do Sicredi União que também empreendem paralelamente às suas carreiras dentro da cooperativa, o que mostra o compromisso genuíno da instituição em fomentar o empreendedorismo de mulheres em todos os segmentos.
Impressões do Sicredi União
Para o presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da BA, Celso Ramos Régis, a instituição se orgulha em promover o Donas do Negócio.
“Nós buscamos a inclusão das empreendedoras no mercado e na cooperativa, ao trazê-las para dentro do nosso empreendimento, o que tem proporcionado resultados extraordinários. Ao longo de dois anos de planejamento e lançamento do Donas do Negócio, o programa surgiu em um momento adequado, de reestruturação neste período de pós-pandemia. Por isso, o papel primordial do Donas do Negócio é promover a inclusão das empreendedoras, através do incentivo e o exercício da forma adequada do uso do mercado financeiro, promovendo a educação, responsável pela mudança efetiva”, analisou Celso Régis.
Já o diretor executivo do Sicredi, Luis Guilherme Salles Trindade, destacou que o projeto hoje é a menina dos olhos da cooperativa, sobretudo para ele que trouxe a ideia do projeto, após a parceria com o International Finance Corporation – o IFC. “O projeto proporciona dignidade às mulheres, com trabalho, não com doação. Destaca-se o serviço não financeiro, que é o nosso grande desafio, já que o serviço financeiro nós já realizamos plenamente. Queremos ser assertivos, mudando de fato a vida dessas mulheres com mais qualificação e autoestima”, complementou.
Para as mulheres que já empreendem ou ainda pretendem empreender com confiança e acolhimento, a líder do Donas do Negócio, Jô Castro, explica, no vídeo a seguir, o objetivo do projeto:
Curtir (0)