De programas de fidelização a digitalização de informações de atendimento; veja como consolidar a retenção de clientes no estabelecimento
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasilgeiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, em agosto de 2023 teve 0,9% alta referente ao mês anterior.
Com a estabilidade do setor, a conquista dos clientes é essencial para fomentar o crescimento e a fidelização no varejo, principalmente com o foco nas vendas em mercados e supermercados. Segundo Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, é necessário adotar estratégias para conquistar o consumidor final.
“Atualmente, os consumidores buscam muito mais que apenas comprar um produto, eles procuram comodidade, praticidade e a experiência proporcionada por quem está vendendo, o que garante a confiança dele na marca”, afirma o executivo.
Para estar cada vez mais conectado ao cliente e entender as necessidades conforme o comportamento de compra, é necessário investir em um atendimento que seja capaz de gerar resultados positivos. Para isso, confira algumas dicas de fidelização para o varejo:
1 – Invista em tecnologia para mobile
Com o mundo digital proporcionado pelos smartphones, a vida está na palma da mão. Portanto, é essencial que o negócio também esteja integrado às novas tecnologias. “Esse tipo de recurso deve ser intuitivo. Uma das maneiras de encantar o consumidor é oferecer novas funcionalidades sempre, transformando o aplicativo mobile em uma central de serviços que, além da compra na loja, possa incluir pagamento de contas e até a contratação de um empréstimo. Sempre que novos produtos e serviços são lançados no app, em conjunto com a vontade dos consumidores, o cliente entende que está sendo valorizado e ouvido”, comenta.
2 – Utilize a digitalização de informações para a personalização do atendimento
A personalização no atendimento é fundamental para a aproximação do consumidor com o estabelecimento, principalmente em uma rotina mais dinâmica, em que os clientes buscam alternativas rápidas e eficientes para o momento das compras. “Assim, os dados fornecidos pelos consumidores nas bases de cadastro possibilitam mapear suas preferências, definir estratégias de venda e, claro, personalizar o atendimento, com a conveniência necessária para promover uma aproximação conforme os hábitos de consumo do cliente, como promoções e mix de produtos que não saem da lista de compras”, ressalta Pena.
3 – Aposte em programas de fidelização do cliente
Outra estratégia importante para atrair consumidores é conhecer o seu perfil de compra e proporcionar benefícios a fim de despertar nele o interesse em retornar ao estabelecimento. Dessa forma, o desenvolvimento de programas de fidelização é uma alternativa para esse tipo de atendimento. Para Douglas, “é importante criar laços com os clientes, por isso, promover ativações de ferramentas de recompensa, como cashback, por exemplo, incentiva os consumidores na retomada de novas compras devido ao desconto fornecido, o que desperta o sentimento de valorização pela presença assídua naquele comércio”, avalia.