Diversidade e inovação: Gurupi celebra o encontro de mulheres de negócios que fazem e acontecem na região
Gurupi viveu momentos de celebração e destaque para o empreendedorismo feminino durante a realização inédita da Feira da Empreendedora na cidade, promovida pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, nos dias 25 a 27 de outubro. O evento, integrante do inspirador projeto Donas do Negócio, foi não apenas uma vitrine para 15 empreendedoras associadas ao programa, mas também uma oportunidade de fortalecimento dos negócios liderados por mulheres.
A gerente exclusiva do projeto em Gurupi, Maria Duarte, expressou seu entusiasmo ao testemunhar o comprometimento e dedicação de cada empreendedora durante o evento.
“É gratificante ver o empenho de cada uma em expor seus produtos, divulgar suas marcas e conquistar espaço no mercado, garantindo autonomia e independência. A Feira da Empreendedora não foi apenas um evento; foi um marco para a valorização e promoção do empreendedorismo feminino em nossa região”, ressaltou Maria Duarte.
A Feira, sediada no Campus da Unirg, das 8 às 23 horas, ofereceu um ambiente dinâmico para que as empreendedoras locais pudessem destacar seus produtos e serviços. O apoio estruturado da cooperativa, que incluiu stands para impulsionar os negócios, foi determinante para o sucesso do evento. Maria Duarte destacou a importância desse escopo para o fortalecimento dos empreendimentos liderados por mulheres em Gurupi.
Negócios diversos e inspiradores
A diversidade marcou a Feira da Empreendedora, com 15 expositoras de segmentos variados, como farmácia, escola de reforço escolar, centro automotivo, cosméticos com produtos naturais, gestão estratégica, salão de beleza, lojas de roupas e acessórios femininos, franquia de calçados, loja de semijoias e acessórios, academia de tênis e escola de robótica. Essa iniciativa não apenas criou oportunidades de negócios, mas também gerou empregos e contribuiu para o crescimento da economia local.
Durante o evento em Gurupi, uma escola de robótica promoveu uma emocionante batalha de robôs, oferecendo prêmios para os vencedores dos robogames. Além disso, empreendedoras apresentaram semijoias exclusivas, serviços de gestão estratégica e uma academia de tênis. A Feira da Empreendedora consolidou-se como uma plataforma abrangente para mulheres empreendedoras locais exibirem e promoverem seus negócios, contando com o suporte da Sicredi.
Impressões das expositoras
Ana Cláudia, dona da Auto Imports Centro Automotivo, diz que começou a obter retorno no início do mês de novembro, diferente das outras expositoras que trabalham com vendas diretas. Mas para a empreendedora, uma importante semente foi plantada durante o evento.
“Nós conseguimos expor com sucesso a forma como nós trabalhamos, fizemos contatos e novos clientes que já vieram à oficina após a feira. Foi uma experiência muito bacana! Esta foi a nossa primeira exposição e nunca havíamos feito isso antes. Quero poder me organizar com mais tempo para expor novamente, pois dessa vez foi muito corrido. Nós decidimos de última hora, mas foi muito legal! Inclusive, reencontramos um cliente que havia nos ‘esquecido’ e quando nos viu, lembrou da gente, falou que o carro estava com barulho e frisou que iria trazer para a gente analisar depois. Portanto me reconectei com alguns e fiz novos clientes”, explicou Ana Cláudia.
Já Ana Paula, dona da My Robot School, chegou à feira trazendo dinamismo e inovação ao público. A empreendedora também se surpreendeu com a diversidade de negócios e aproveitou para estreitar laços com as demais associadas expositoras.
“A Feira da Empreendedora foi uma oportunidade incrível para divulgar a minha marca, a minha proposta e interagir entre as demais expositoras da feira. Foi um momento muito legal, em que pude conhecer o nicho em que cada uma trabalha. Aproveitei para estimulá-las a receber também esse feedback positivo, bem como conhecer as oportunidades maravilhosas de empreendimentos liderados por mulheres na nossa cidade. Além do Donas do Negócio nos dar essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho ao público, também foi um momento muito especial de interação entre as mulheres que são empreendedoras em Gurupi. O networking foi extremamente positivo. Só tenho a agradecer a toda equipe organizadora do evento”, observou Ana Paula.
Já Fabíola Benevides Rocha, dona da Quatuor Criações aproveitou a Feira da Empreendedora para lançar um novo produto de sua marca. Especialista em produtos cosméticos em barra, ela foi enfática ao perceber o valor que o evento teve sobre o seu negócio.
“A Feira da Empreendedora foi uma excelente oportunidade que nos foi apresentada. Nós lançamos o nosso produto no evento e estávamos apreensivos, pois é algo novo no mercado em Gurupi, porém, nos surpreendemos muito com a receptividade do público. As pessoas que passaram pelo nosso stand ficaram impressionadas e gostaram bastante da nossa proposta. Percebi que, se não tivéssemos participado da feira, talvez não alcançaríamos a visibilidade que conquistamos, principalmente depois, no pós-evento, quando fechamos várias vendas. Todos os tipos de público puderam ter contato conosco e conhecer a nossa marca. Estamos até hoje colhendo os frutos da feira!”, disse Fabíola, empolgada com os resultados obtidos.
Veja mais momentos especiais da Feira da Empreendedora em Gurupi:
Fotos: divulgação