‘Não basta só postar, é preciso ter estratégia de conteúdo para alcançar os resultados esperados’
Se a sua marca ainda não investe em conteúdo digital, está na hora de olhar com mais atenção para isso, afinal, segundo a última edição da pesquisa Content Trends, feita pela Rock Content, 73% das empresas entrevistadas já adotam uma estratégia de marketing de conteúdo.
O objetivo do marketing de conteúdo não é se autopromover a qualquer custo, mas sim, informar e auxiliar o público a resolver questões do dia a dia que estejam relacionadas ao segmento de seus produtos ou serviços e guiá-los para que conheça, de fato, o que sua organização tem a oferecer.
Para começar a falar sobre o assunto, a especialista em Marketing Digital, fundadora da agência Donna Pixel, Jéssica Rua, afirma que antes de tudo, é preciso ter em mente que o ponto central de um conteúdo de qualidade é o planejamento. ‘Não basta criar perfis nas redes sociais e postar algo de vez em quando. È necessário entender seu público e traçar um plano assertivo de como seu conteúdo será relevante para as necessidades dele’.
No entanto, uma das principais dificuldades das marcas é, justamente, estabelecer temas para a criação dos conteúdos, afinal, ‘como ajudar com as dores e dificuldades dos seus seguidores?’
Por isso, a especialista listou algumas dicas:
PESQUISE MUITO: o bom e velho google pode ajudar. Se você vende chás, por exemplo, digite na busca: “dicas sobre chás”, ou então “principais dúvidas em relação aos chás”. Leia, leia, leia. Você com certeza terá muitas ideias;
CONCORRÊNCIA: escolha os seus três principais concorrentes e de uma navegada pelo site e redes sociais deles. Bons insights e inspirações podem surgir a partir disso;
CAIXINHA DE PERGUNTAS: use a ferramenta de perguntas do seu storie. Escreva “O que vocês querem saber sobre chás”. A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos outros também;
OUÇA SEUS CLIENTES: comece a anotar todas as perguntas que te fazem, isso pode gerar um conteúdo incrível.
Outro item citado por Jéssica é sobre a frequência de posts, ela recomenda que sejam realizadas publicações diárias. ‘Sabe aquela história do “quem não é visto, não é lembrado?” Não tem por que o usuário voltar em um perfil que não é atualizado constantemente, por isso, é importante postar todos os dias, assim, suas postagens serão vistas pelo público’.
A expert ainda orienta sobre os tipos de conteúdos para postagem. Sua sugestão é dividi-los conforme a proporção abaixo:
40% EDUCAÇÃO: é falar sobre o que você sabe. Ajudar seus clientes naquilo que eles têm dúvidas;
30% INFOTENIMENTO: datas importantes, eventos relevantes ao seu negócio, frases legais, notícias relevantes ao seu público;
20% INSPIRAÇÃO: Cases de Sucesso (sua própria história ou a de clientes), Depoimentos, Reportagens de Usuários; etc.
10% CONVENCIMENTO: Vendas, promoções, Pesquisas e Estudos.
Vale ressaltar que cada caso é um caso e as proporções acima são apenas sugestões que podem ser moldadas de acordo com cada negócio.
Após a divulgação do conteúdo é necessário acompanhar o engajamento, afinal, só assim você irá entender se está indo no caminho certo e em quais pontos ainda pode melhorar.
‘Tenha em mente que a produção de conteúdo é um aprendizado constante. Com o tempo você conseguirá entender o gosto do seu público, suas principais necessidades e maneiras mais efetivas de atingir sua persona. Por isso, é fundamental persistir nessa estratégia e sempre lembrar que o mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade do que você compartilha’, finaliza Jéssica Rua.