Levantamento mostra os quatro tipos de perfis de pessoas que vão aproveitar a data e fazer compras
Na última sexta-feira deste mês vai acontecer a Black Friday, data que já faz parte do calendário dos brasileiros. O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 5,1 bilhões na edição deste ano, que acontece dia 24, conforme aponta levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços.
De acordo com Fábio Sant’Anna, Chefe de Vendas/Head of Sales da Logan, multinacional de journey marketing, a Black Friday entra tanto como um impulsionador de geração de receita, quanto também para firmar posicionamentos e propósito dos anunciantes. Porém, o especialista adverte que é preciso buscar caminhos para se sobressair.
“Em períodos de grande apelo de vendas, o brasileiro é sobrecarregado por campanhas publicitárias, assim, torna-se cada vez mais imprescindível o uso correto dos dados visando o alcance de cada KPI (Key Performance Indicator)”.
Para entender os perfis dos consumidores e os melhores caminhos para alcançá-los, a Super Small Data, da Logan, fez um levantamento exclusivo, onde dividiu a população em quatro grupos de compras: os aficionados; os planejados; os observados e os moderados. “Identificamos mais de 120 milhões de usuários únicos dispostos a, ao menos, analisarem as ofertas na Black Friday e como atingir melhor cada um deles”, diz Fábio Sant’Anna.
Os quatro grupos de compras dos brasileiros:
- Aficionados:
Com cerca de 22 milhões de usuários únicos, 54% mulheres e 46% homens, 78% pertencentes às classes ABC e 56% concentrados entre 18 e 54 anos.
Com sentido de compra – fortemente ligado ao desconto no produto que está vislumbrando;
- Planejados:
Com cerca de 56 milhões de usuários únicos, 52% mulheres e 48% homens, 85% pertencentes às classes ABC e 61% concentrados entre 18 e 54 anos.
Gostam da data para viverem experiências de compras diversas, inclusive com marcas e produtos de primeira compra;
- Observadores:
Com cerca de 28 milhões de usuários únicos, 49% mulheres e 51% homens, 79% pertencentes às classes ABC e 59% concentrados entre 18 e 54 anos.
Fazem comparativos de ofertas para terem certeza de que está sendo vantajoso. Destes, 82% preferem finalizar suas compras nas lojas;
- Moderados:
Com cerca de 14 milhões de usuários únicos, 51% mulheres e 49% homens, 74% pertencentes às classes ABC e 51% concentrados entre 18 e 54 anos.
Preferem não arriscar na compra de produtos que ainda não conhecem e são mais comedidos nos gastos.
“É certo que entender as dinâmicas de cada jornada de consumo, sejam em datas sazonais ou dentro de uma régua de longo prazo, e o estabelecimento de uma estratégia de campanha capaz de alcançar o target, tende a trazer mais efetividade, geração de receitas e efeito multiplicador quanto ao posicionamento da marca”, finaliza Sant’Anna.