Especialista ensina como utilizar cores, iluminação e cenários temáticos para vender mais
Bombons, coelhos de pelúcia, brincadeiras para encontrar ovos de chocolate… O cenário da Páscoa é incrível, principalmente para as crianças ou quem não abre mão de uma boa guloseima. Este ano, a celebração está marcada para o dia 9 de abril. Mas, como adequar uma loja para essa data festiva e aproveitar o momento para turbinar as vendas? Afinal, as expectativas para este ano estão doces: 72% dos consumidores estão dispostos a gastar entre R$11 e R$50 nas compras, segundo relatório da Neogrid. Aliás, de acordo com o mesmo estudo, 2022 já foi positivo: houve aumento de 8,8% nas vendas em relação ao ano anterior.
Para a consultora de negócios Luciana Locchi, antes mesmo de montar uma estratégia de vendas para a Páscoa, é essencial conhecer o público e o perfil dos clientes. “Identifique o que eles estão buscando, quais são seus interesses e necessidades, e utilize essas informações para criar uma experiência de compra personalizada”, ela sugere. Aqui, é necessário pensar não somente no tipo de produto que o cliente busca, seja ovos de colher, ovos de chocolate com surpresa, barras ou trufas, por exemplo, mas também procurar inseri-lo dentro do contexto da data para despertar os sentidos e mexer com as emoções.
Uma das apostas mais assertivas que os lojistas podem fazer para alcançar esse objetivo é investir em uma vitrine atraente, que chame a atenção e desperte o desejo de compra. Isso porque esse elemento é uma forma de se comunicar com a clientela e funciona como um espelho do que há no interior da loja. Além disso, geralmente é ali que acontece o primeiro contato das pessoas com o estabelecimento. Então, confira a seguir as dicas da especialista Luciana para montar a vitrine ideal.
Escolha uma paleta de cores
A paleta é um conjunto de cores específico que geralmente combina entre si e serve para estabelecer uma identidade visual, que pode estar associada a uma marca ou época do ano. No Natal, por exemplo, é comum identificar muito por aí o vermelho, verde, dourado, branco e até prateado. A ideia de usar uma paleta de cores é, além de manter um padrão, transmitir sensações, desejos e até emoções.
“As cores mais associadas à Páscoa são tons pastéis, como rosa, amarelo, verde e azul”, explica Luciana Locchi. Dessa forma, é possível combinar essas tonalidades com as cores que já são características da loja ou da marca e assim criar a atmosfera ideal para a data. E, de acordo com a especialista, os tons pastéis devem aparecer não só na montagem da vitrine, mas também nas embalagens, para dar uma ideia de celebração que remeta à data festiva.
Defina os elementos que vão estar na vitrine
Escolhida a paleta de cores, está na hora de pensar no que deve estar na vitrine junto com os produtos à venda. Para esta etapa, Luciana sugere usar elementos que remetem à primavera, estação do ano muito associada à Páscoa. É interessante pensar em uma composição com flores, tulipas, cestas e ramos de folhas. Além disso, é primordial não esquecer do tema e usar elementos da data. “Dá para apostar em coelhos, orelhas, rabinhos, cenouras e até na coroa de Cristo”, sugere a especialista.
Crie cenários
Luciana aponta ainda a necessidade de pensar em um cenário para deixar o cliente e as crianças imersas em um contexto de Páscoa. “Uma ideia é criar cenas. Optar por cenários de baixo custo utilizando itens coordenados com os produtos à venda e pensar em como será o arranjo dos objetos. Ou seja, escolher altura, criar uma hierarquia entre eles e deixar alguns produtos em destaque. Certifique-se de destacar os ovos de Páscoa, coelhos e outros símbolos para chamar a atenção do cliente”, indica.
Outra ideia interessante para ajudar na composição é “fazer a vitrine com adesivos ou até alguém desenhar no vidro. Isso a deixa criativa e desperta a curiosidade para os clientes entrarem na loja”, explica a especialista. Uma dica é testar o lettering, técnica usada para criar frases com letras desenhadas à mão. Elas podem ter diferentes estilos, tamanhos e cores, mas é possível apostar no clássico “Feliz Páscoa” e desenhar alguns ovos decorados e coelhos para a loja.
Utilize o cross merchandising
Ainda pensando na disposição dos objetos na vitrine, outra dica é utilizar o cross merchandising, ou seja, expor produtos relacionados de forma estratégica para incentivar o consumidor a adquirir mais itens do que só os doces e bombons. “Essa técnica serve de estímulo por associação. Ou seja, o consumidor acaba adquirindo por impulso ou conveniência. Na Páscoa, você pode expor chocolates junto com flores, itens de decoração e presentes”, sugere Luciana.
Invista na iluminação do espaço
Segundo Luciana Locchi, “a iluminação é muito importante em uma vitrine, pois um produto bem iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e promove uma percepção de valor ainda mais elevada”. Caso a vitrine seja interna, como a de shoppings e galerias, o truque é usar o jogo de luz e sombra para “destacar o que é relevante, criar camadas e nuances”. Além disso, pode-se usar a luz na temperatura mais próxima da natural. Já se a vitrine for externa, a luz solar é um grande obstáculo. “Nesses casos, a vitrine sempre terá um pouco de reflexo, mas é possível amenizar isso com espelhos reflexivos ou toldos. O importante é ter uma boa iluminância para que a vitrine chame atenção na rua”, observa.
Para vender, uma boa vitrine não é tudo
Embora 80% das decisões de compra aconteçam ainda na vitrine, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, expor os produtos de forma estratégica não é tudo e, para se diferenciar da concorrência é necessário ir além. “Promoções e brindes são uma ótima forma de incentivar o consumidor a adquirir mais produtos na Páscoa”, explica a especialista. “Crie combos especiais, ofereça descontos progressivos e distribua brindes temáticos para os clientes que realizarem compras acima de um determinado valor”, finaliza Luciana Locchi.