A primeira rodada de negócios de 2023 em Porto Nacional (TO) que integra o programa Donas do Negócio, promovido pelo Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, foi realizada na última quinta-feira (23). O encontro, que reuniu associadas e também interessadas no programa, teve muitas orientações importantes sobre fluxo de caixa, uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio.
Durante a rodada, as empreendedoras puderam conhecer e trocar experiências sobre como estava o fluxo de caixa de suas empresas. A gerente exclusiva do Donas do Negócio, Thayanne Kayra, e a gerente da agência, Eliane Teles, foram responsáveis por conduzir a discussão e apresentar conceitos básicos e avançados sobre o tema.
A gerente exclusiva do Donas do Negócio em Porto Nacional explicou que houve uma nítida percepção do quanto muitas empreendedoras ainda não utilizavam uma política de planejamento e recebimento das suas vendas. “Apresentamos a elas a importância do fluxo de caixa para que a receita seja sempre maior do que a despesa e que elas possam trabalhar com metas. Além disso, essa ferramenta de gestão possibilita uma visão clara de como superar os objetivos para o crescimento da empresa. Tivemos algumas prospecções na nossa rodada, que ainda não fazem parte do Donas do Negócio, interessadas em conhecer melhor os pilares de atuação do programa. Elas asseguram que já vão se associar à cooperativa”, ressaltou Thayanne.
Compartilhando experiências
Eliane Teles, gerente da agência de Porto Nacional, complementa que foi uma satisfação poder estar ao lado da Thayanne na apresentação de um tema tão importante para a saúde de uma empresa. “O encontro mostrou o quanto as participantes não tinham o devido conhecimento ou mesmo a visão do que é a despesa de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Elas relataram que, muitas vezes, misturavam essas rendas. Então nós trouxemos esse assunto de forma leve e dinâmica, apresentando muitas situações reais, que acontecem no dia a dia. Acredito que foi um divisor de águas na vida delas”, destacou a gerente da agência.
De acordo com Eliane, as práticas relatadas pelas empreendedoras não eram favoráveis ao controle correto do negócio. “É preciso saber qual é a necessidade de fluxo, a quantidade de matéria-prima, qual é o momento de ter capital de giro, de renovar o estoque, de fazer uma promoção, entre outras informações, para que elas possam entender os períodos sazonais de venda em seus respectivos ramos de atividade. Ao adotar uma estratégia de fluxo de caixa, a empreendedora tem ao seu alcance dados fundamentais para que cheguem ao objetivo e assim, a cada mês, desafiar-se a vender mais, para ter mais lucro e crescer”, exemplificou a gerente da agência.
A especialista ainda acrescentou que o momento foi de muita conexão, pois todas as participantes compartilharam um pouco dos desafios enfrentados no dia a dia. “Fiquei muito feliz em poder proporcionar um pouquinho da minha experiência como gestora de carteira e alguém que trabalha em instituição financeira há mais de 26 anos. É uma satisfação poder compartilhar conhecimentos que facilitam o dia a dia das empreendedoras, para que errem menos e alcancem mais prosperidade.”
Por que aprender sobre fluxo de caixa? – A importância de saber, entender e operar o fluxo de caixa é fundamental para a saúde e a sustentabilidade de qualquer empresa. O fluxo de caixa permite que a empreendedora tenha uma visão clara e detalhada das finanças do negócio, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas. Com uma boa gestão financeira, é possível evitar problemas de liquidez, realizar investimentos e até mesmo obter crédito com melhores condições.
Para as empreendedoras presentes na rodada de negócios, o evento foi uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre gestão financeira e trocar experiências com outras empreendedoras. Muitas delas destacaram a importância do apoio do Sicredi e do programa Donas do Negócio para o sucesso de seus negócios.
O Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia tem se destacado como um importante parceiro das empreendedoras da região, promovendo eventos e programas que incentivam o empreendedorismo feminino e oferecendo soluções financeiras adequadas às necessidades de cada negócio. Com o Donas do Negócio, o Sicredi reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua.
*Por Vanessa Ricarte
Curtir (0)