Dia de capacitação aproximou gerentes exclusivas do projeto DN à realidade das empreendedoras associadas
Todas são profissionais com alta capacitação, especialistas em finanças e consultoras de investimentos. Mesmo que as quatro gerentes do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, designadas especialmente para atender às associadas do Donas do Negócio, atuem, com larga experiência, no segmento corporativo financeiro, o dia de treinamento DN, ocorrido no mês de julho em Palmas, Capital do Tocantins, foi um divisor de águas na carreira e na vida dessas mulheres que puderam compreender as especificidades e os desafios inerentes do que é ser uma mulher empreendedora no Brasil.
Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Sicredi e líder do Donas do Negócio, reuniu as quatro gerentes exclusivas em um único dia de imersão 360º. Com muita sensibilidade e de olho na análise das questões práticas que orbitam o universo da mulher de negócios, o treinamento começou com a reflexão: “quem são elas? Onde elas estão? Quando começam a empreender?” a fim de reconhecer a persona que existe por trás de cada empreendedora.
Já durante à tarde, o treinamento contou com a expertise de Thayanne Karoline Abreu e Silva, analista de Gestão de Pessoas do Sicredi União MS/TO e Oeste da Banhia, em que ofereceu importante contribuição para a valorização de cada membro do time de gerentes exclusivas Donas do Negócio.
Dessa forma, para Jô Castro, é necessário ancorar as expectativas das associadas às necessidades específicas que cada empreendedora precisa para assegurar a longevidade de carreiras e negócios sob a gestão feminina.
“Juntas, nós exploramos detalhadamente os quatro eixos do programa: informar, capacitar, conectar e inspirar. Cada segmento é importante na vida e na carreira dessas empresárias. O Donas do Negócio chegou para ir além de simplesmente ofertar produtos e serviços financeiros. Ele amplia os horizontes tanto das associadas, quanto das nossas gerentes exclusivas, que são capazes de vivenciar os desafios de suas associadas para propor uma intervenção efetiva. Por isso, se tornam catalisadoras de uma profunda mudança de paradigma: empoderar mais mulheres”, explicou a líder do DN.
Impressões das gerentes DN
Conforme estudo promovido pelo Sebrae em março de 2022, o empreendedorismo feminino voltou a se recuperar após a pandemia da Covid-19. Nesse universo, 49% são empreendedoras chefes de família. O percentual registrou alta, quando comparado ao último trimestre de 2021, que era de 47%.
Diante desse cenário, as gerentes exclusivas foram orientadas a identificar além do óbvio, como os vários aspectos sociais que demandam a presença da mulher como liderança assertiva, que decide e conduz negócios. E são as histórias que conectam associadas às gerentes, numa espiral de aprendizagem e conhecimento mútuos. Veja as impressões do treinamento, que culminaram em um dia de visita à empresa de uma associada.
Audila Pereira de Souza
Gerente Exclusiva Donas do Negócio em Araguaína (TO)
O primeiro treinamento do Donas do Negócio foi importante para compreender realmente a dimensão do projeto. O lançamento do DN gerou muita ansiedade e expectativa por parte das nossas associadas. Por isso, achei fantástico entender esse contexto. A visita à associada em seu estabelecimento comercial também foi muito agregador, já que começamos a identificar o perfil de cada uma delas, a forma de trabalho, além da metodologia aplicada. No check-up, identificamos pontos fortes e outros de melhoria e a partir de agora, vamos adotar esse modelo de análise para colocá-lo em prática junto às associadas da minha cidade.
Monica Cintra de Godoi
Gerente Exclusiva Donas do Negócio em Paraíso do Tocantins (TO)
O dia de treinamento foi incrível. Como dissemos no início dos trabalhos, viemos a Palmas com o copo vazio para absorver, ao máximo, as informações passadas e colocar em prática esses ensinamentos no nosso dia a dia, junto às associadas. Realmente, pode ser bastante difícil trabalhar com o viés não financeiro, mas agora teremos muitas oportunidades de vivenciar as experiências das nossas associadas, pois nem sempre a aquisição de mais recursos financeiros representam a real necessidade da empreendedora. Podemos conhecer, também, as histórias de cada uma durante as visitas para verificar como é possível auxiliá-las, observar as suas dificuldades e assim poder atuar na transformação do seu negócio.
Dielli Aparecida Diniz Azevedo Arruda
Gerente Exclusiva Donas do Negócio em Campo Grande (MS)
A imersão em Palmas foi muito proveitosa. Foi um momento de engajamento e alinhamento das estratégias no qual eu e as meninas realizamos o planejamento de como serão as nossas ações para os próximos meses. A troca de ideias foi muito válida, pois entendemos um pouco mais da realidade de cada agência. Ao longo do dia, tivemos acesso a muitos conteúdos e foi maravilhoso poder levar tudo o que aprendemos para um estudo de caso na prática com a nossa associada ao final do dia. Posso descrever esse treinamento como revigorante. Estou muito feliz em poder fazer parte deste programa Donas do Negócio e poder transformar a vida de muitas mulheres.
Nayanne Ferreira Rosário
Gerente Exclusiva Donas do Negócio em Porto Nacional (TO)
O treinamento foi excelente e muito importante para dar o start de verdade no projeto. Ele foi inaugurado no dia 7 de julho e ainda não estava muito claro de que forma poderíamos começar a trabalhar com as empreendedoras. Agora, temos ações pré-definidas, tais como encontros que teremos com as associadas, demais capacitações que pretendemos realizar junto a elas, além da forma de tratamento adequada e funcionamento do Donas do Negócio. É um tipo de projeto que nunca se viu em nenhuma instituição cooperativa. É algo que já está fazendo essas empreendedoras se sentirem muito valorizadas. Estou muito feliz por fazer parte dele.
Negócios são feitos de histórias
Ao final da capacitação, as gerentes exclusivas DN foram até a Super Chique Store, loja de roupas femininas que fica no coração de Palmas. A visita rendeu bons frutos, ao acompanhar um dia de trabalho de Anna Paula Prado na prática. A empresária conduz a empresa há 3 anos e foi durante o bate-papo com as participantes do treinamento que a troca de experiências aconteceu de maneira leve e divertida.
“Nós começamos muito pequenininho no mundo dos negócios. Eu disse para as meninas durante o talk show, que eu comecei como coadjuvante. Foi maravilhoso poder compartilhar um pouco da minha história”, explicou a empresária que é sucesso na região.
E são as histórias que conectam as pessoas. Os pontos de contato geram empatia e possibilitam um atendimento humanizado, além de possibilitar o aprendizado a fim de auxiliar outras empreendedoras no mundo dos negócios.
“A história dela é linda, muito emocionante e incentivadora para que outras mulheres não desistam, que tenham a mesma força de vontade e persistência que ela teve. Anna Paula não desistiu frente às dificuldades que encontrou pelo caminho. Ali soubemos que ela não tinha alguém para auxiliá-la no começo, nem no viés financeiro nem no não financeiro. Agora, teremos a oportunidade de fazer a diferença com as nossas associadas, de aprender e repassar esse conhecimento”, complementou a gerente Monica Cintra de Godoi.
De coadjuvante a líder
Quando começou a empreender há 13 anos, Anna Paula dividia as funções com o marido e os cunhados, sócios da primeira empresa. Residentes em Goiânia, o casal resolveu deixar os empregos e reunir a experiência no ramo lojista para abrir o próprio negócio em sociedade.
Dez anos depois, Anna Paula não se arrepende, pois sabia, em seu coração, que aquele era o caminho para atingir os seus objetivos no futuro. A empresa começou bem, logo no início, e expandiu para 8 lojas no Tocantins. “Como era uma sociedade, não tínhamos voz na empresa e eu não entrei para liderar o negócio”, relembra a empresária.
Mesmo assim, para Anna Paula, foi um período de muita aprendizagem. Depois de 3 anos, a sociedade acabou e o casal permaneceu com duas lojas, ocasião em que tomou a frente dos negócios.
“Eu aprendi muito enquanto estava de coadjuvante. Eu prestava atenção em tudo, analisava a empresa, auxiliava a minha cunhada nas compras, e repliquei esses conhecimentos depois no nosso próprio negócio”.
Anna Paula Prado
Ponto de virada – O casal chegou a ter quatro lojas, mas decidiu fechar, uma após uma, para ressignificar o negócio. “Tivemos muitos conflitos e dificuldades naquela época. Chegamos ao ponto de comprar o estoque todo no cheque, no boleto, além de dever agenda para dali a 60 dias. Era tudo muito difícil, pois a empresa não era lucrativa e não entendíamos o porquê daquilo. Só empurrávamos com a barriga. Com quatro lojas para administrar, não percebíamos onde estava o buraco”, relatou a empresária.
Decidida a virar o jogo, Anna Paula e o marido optaram por ficar apenas com uma loja no centro de Palmas. “Investimos o que tínhamos e o que não tínhamos (mediante empréstimos no banco) em uma loja com a estética mais bonita. No dia da inauguração, preparei um coquetel, uma festa à noite, com DJ, mas não tínhamos um real no bolso nem para pagar os serviços contratados”, se recorda entre risos.
Com a loja aberta, no mesmo dia da inauguração, Anna Paula e o marido conseguiram vender quase todo o estoque. “O empreendedor deve ser corajoso. Quando surgiu a pandemia, a gente pesou que ia à falência, mas foi o contrário. Nós crescemos, pois houve uma valorização evidente do produto. Eu estava online o tempo todo e sempre gostei dessa energia de ficar mais próxima aos clientes. Fizemos mais de 2 mil entregas nos primeiros dias da pandemia”.
Com a reabertura dos negócios, Anna Paula relata que os clientes voltaram à loja física para conhecê-la presencialmente. Contando com apenas 2 colaboradores no início, a Super Chic Store ampliou o quadro para 11 funcionários. “Reformamos o prédio há 4 meses e o piso superior possui, cozinha, escritório e sala de descanso para os nossos colaboradores. Estamos com previsão de crescimento bastante significativa, já que em breve, lançaremos nosso e-commerce para atender a todo o país”, antecipa a empresária.
Diferencial do Donas do Negócio
Apesar de todos os altos e baixos de sua jornada empreendedora, Anna Paula é enfática quanto à importância da leitura e capacitação. “Estudei muito porque sabia onde eu queria chegar. Mantinha um caderno inteiro com anotações que guardo até hoje comigo, sobre persona, ticket de produto e tantos outros assuntos que ia registrando para poder colocar em prática na empresa.”
Trata-se justamente da proposta do Donas do Negócio: fazer com que mais mulheres tomem as rédeas das suas empresas, estejam antenadas em relação às informações relativas ao segmento, estabeleçam conexões duradouras, inspirem e sejam inspiradas pelas experiências de mulheres que já passaram por dificuldades semelhantes , bem como busquem capacitação para que se mantenham nessa curva ascendente de crescimento. “As meninas do Sicredi foram inscríveis. Foi um dia inesquecível para mim”, finalizou Anna Paula.
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