A comunicação com os colaboradores é uma das principais dores dos empresários
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Empreender Endeavor revelou que a gestão de pessoas é um dos fatores que mais preocupam os empresários na hora de administrar seus negócios.
Para Matheus Marcondes, fundador e CEO da Smile University, edtech de gestão e marketing para profissionais da área da saúde, uma boa gestão de pessoas é essencial para a empresa ter uma reputação cada vez melhor com o público. “Existem muitos benefícios de investir em uma boa gestão de colaboradores, pois são eles que terão contato direto com seus clientes. E quando eles estão satisfeitos, a tendência é que esse relacionamento seja melhor e gere vantagens. Afinal, um bom trabalho da sua equipe tende a refletir nos resultados”, explica o especialista.
Como aprender a melhorar a gestão de pessoas em negócios de saúde? Marcondes selecionou cinco livros para entender esse tema a fundo.
1. Administração em Saúde: Autogestão de Consultórios e Clínicas — Marinho Jorge Scarpi
Uma obra completa sobre gestão na área de saúde, incluindo conceitos e técnicas para análise do ambiente interno e externo, controle financeiro eficiente, gestão de pessoas, e mais. Na leitura você encontra também conceitos teóricos sobre como administrar bem um consultório.
2. Desafios da Gestão Estratégica em Serviços de Saúde — Luciana Faluba Damázio e Carlos Alberto Gonçalves
Expõe as maiores dificuldades dos profissionais de saúde na gestão de suas clínicas e propõe soluções eficientes para vencê-las. Entre os assuntos estão as etapas para a gestão eficiente de um consultório, abordando técnicas e estratégias para que você se destaque em um mercado altamente competitivo.
3. Qual é o seu negócio em Odontologia? A pergunta que não pode ficar sem resposta — Cláudio Gonçalves e Ricardo Lenzi
Nesse livro é possível descobrir a resposta do próprio título e aprender a transmitir esse conhecimento para a equipe. Afinal, parte do objetivo na gestão odontológica é fazer com que os colaboradores vistam a camisa (ou o jaleco) da clínica, e isso fica mais fácil quando secretárias e assistentes compreendem bem a sua missão e se sentem parte dela. A obra ainda aborda assuntos variados, como marketing para clínicas odontológicas, planejamento estratégico, praça, processos, gestão de pessoas, vendas e finanças.
4. Gestão Clínica e do Atendimento na Odontologia — Celso Orth
Nessa obra o autor apresenta conceitos sobre marketing odontológico e atendimento ao cliente, ponderando como essas áreas são essenciais para o sucesso de uma clínica. Nesse cenário, deve ser considerada não apenas a qualidade do atendimento que você, como dentista, oferece ao paciente, mas é importante destacar também a qualidade do suporte prestado por quem trabalha no negócio. Nesse sentido, é fundamental treinar a secretaria para interagir com o público.
5. Como Conversar com Qualquer Pessoa — Leil Lowndes
A gestão de clínica odontológica envolve a capacidade de liderar, o que depende da habilidade de se comunicar com a equipe. Por isso, esse livro não poderia ficar de fora dessa seleção. Ele não é voltado apenas para profissionais da saúde, mas é uma obra importante para quem deseja estabelecer uma comunicação de mais valor com colaboradores e clientes. E desenvolver a habilidade de se comunicar é imprescindível, porque a partir dela é possível envolver, engajar e persuadir as pessoas.
Fonte: Assessoria
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